01/12/2025 10h00

Treinamento do VigiÁgua reúne equipes das Regionais Central e Sul em Colatina

As Superintendências Regionais Central e Sul de Saúde, em parceria, realizaram o encontro técnico do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua), nessa quarta-feira (26) e quinta-feira (27), em Colatina. A programação contou com um momento interno entre as equipes das regionais e um segundo encontro voltado às referências técnicas municipais da Regional Central, com atividades conduzidas pela equipe do VigiÁgua da Regional Sul.

O superintendente da Regional Central de Saúde, Vaninho Mendes, destacou o caráter colaborativo da agenda. “Este encontro é uma oportunidade para fortalecer as práticas regionais de vigilância da qualidade da água, permitindo que as equipes troquem experiências e aprimorem seus processos”, afirmou Vaninho Mendes.

No primeiro dia (26), o encontro ocorreu na Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), com alinhamento técnico interno entre as equipes, discussão de indicadores regionais e finalização dos materiais utilizados na atividade seguinte. A chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Central, Laís Silvestri, reforçou a importância deste processo. “A troca entre as regionais é essencial para qualificar o trabalho do VigiÁgua, especialmente no acompanhamento dos indicadores e no apoio aos municípios”, disse Laís Silvestri.

Já nessa quinta-feira (27), a programação foi realizada no Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com apresentação e discussão dos indicadores do programa com as referências dos 15 municípios que compõem a Região Central de Saúde e um treinamento dedicado ao uso do Sistema Siságua.

O técnico responsável pela condução do treinamento, Josmane Brito Mozer, da Regional Sul, enfatizou a construção conjunta das práticas. “Compartilhar fluxos e experiências é fundamental para que todas as equipes do Estado atuem de forma integrada no VigiÁgua”, afirmou Josmane Mozer.

A participação da equipe da Região Sul foi destacada pela superintendente regional, Samilla Coelho Figueira, que reforçou o compromisso institucional com o apoio às demais Regionais de Saúde. “As ações desenvolvidas pelo VigiÁgua precisam ser fortalecidas em todo o Espírito Santo, e momentos como este contribuem para a melhoria contínua do trabalho realizado em cada território”, disse a superintendente.

O VigiÁgua foi implantado no Espírito Santo no ano 2000 e, atualmente, abrange 78 municípios do Estado. Ele fornece subsídios para a vigilância da qualidade da água para consumo humano nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (federal, estadual e municipal).

Siságua

O principal instrumento de gestão do VigiÁgua é o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua). Os objetivos do sistema são coletar, transmitir e disseminar dados gerados pelo Programa VigiÁgua, de maneira a produzir informações necessárias à prática da vigilância da qualidade da água para consumo humano, por parte das secretarias municipais e estaduais de Saúde.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
carloscandeias@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira
greicesantos@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard