Última reunião de 2025 reforça integração e gestão compartilhada do SUS Capixaba
Na quinta-feira (18), a Comissão Intergestores Regional Metropolitana de Saúde - CIR Metropolitana, do Espírito Santo, realizou em Pedra Azul, Domingos Martins, a última reunião de 2025. Na pauta, estavam projetos que reforçam o compromisso com um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado aos usuários do SUS Capixaba, além da apresentação do calendário das reuniões para 2026.
O superintendente da Regional de Saúde Metropolitana, Alexsandro Vimercati, explica que a CIR Metropolitana tem um papel fundamental tanto na pactuação e gestão compartilhada com o objetivo de procurar soluções para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS Capixaba) quanto na elaboração do calendário anual de atividades a serem cumpridas no ano.
“É um trabalho muito importante na medida em que se discute as necessidades de saúde de cada região, a organização das redes de atenção à saúde e fluxos de serviços, promove a integração entre estado e municípios, contribui para a formação de processos e protocolos, além da execução das políticas, para os serviços de saúde. O objetivo é descentralizar a gestão do SUS Capixaba, levando as divisões para o nível regional, tornando, assim, o sistema mais eficiente e equitativo. A gente sabe que ninguém faz nada sozinho, que unidos ganhamos mais força para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos usuários”, explica o superintendente.
A secretária-executiva, Ludmilla Barroso Silva Brito, ressaltou que ao longo de 2025, a CIR Metropolitana desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da gestão compartilhada e na consolidação do diálogo entre os entes envolvidos na organização e execução das políticas públicas na região.
“As reuniões realizadas no período foram marcadas pelo compromisso com a cooperação interinstitucional, a troca de experiências e a busca contínua de soluções para os desafios enfrentados no território metropolitano. As discussões permitiram alinhar prioridades, fortalecer a tomada de decisões colegiadas e promover maior integração entre as políticas públicas desenvolvidas na região. Os encontros também se consolidaram como espaços de escuta qualificada, nos quais gestores puderam compartilhar dificuldades, boas práticas e propostas inovadoras, contribuindo para a construção de soluções mais eficientes e adequadas à realidade local, favorecendo o fortalecimento da governança regional e a ampliação da corresponsabilidade entre os participantes”, ressalta a secretária-executiva.
Para ela, a atuação articulada e participativa da Comissão reafirma sua importância como instância estratégica para o desenvolvimento regional e para a consolidação de políticas públicas mais integradas, eficientes e equitativas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.gov.br