08/04/2022 17h28

Último paciente internado por Covid-19 deixa Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves sob aplausos

O dia 7 de abril de 2022 entrou para a história do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado no município da Serra. A data marcou o dia em que último paciente internado por Covid-19 recebeu alta hospitalar. O senhor Almir Teixeira dos Santos, de 65 anos, deixou o hospital, após 23 dias de internação. Acompanhando da família, que agradeceu o atendimento recebido, a alta do paciente se torna um marco na história do hospital na luta contra a Covid-19.

“Graças a Deus meu irmão está deixando o hospital. Agradeço muito tudo que fizeram por ele. Lá no bairro está todo mundo esperando chegar”, disse Hilda Teixeira Julião.

Por praticamente dois anos, o hospital Dr. Jayme foi referência no enfrentamento ao novo Coronavírus. De 2020 até fevereiro deste ano, a unidade recebeu 13.339 pacientes, o que demandou uma série de investimentos por parte do Governo do Estado para que o Jayme pudesse ser reconhecido pelo seu atendimento.

Em momentos críticos na Saúde brasileira, foi o hospital Dr. Jayme quem acolheu pacientes até de outros Estados, como Santa Catarina, Amazonas e Rondônia.

“Ver o paciente Almir Teixeira deixando o hospital com saúde é uma enorme satisfação. Trabalhamos muito para prestar um serviço de qualidade para a população. Os investimentos feitos no Hospital Dr. Jayme, tanto na compra de equipamentos quanto na reforma estrutural, mostram que não medimos esforços para enfrentar a pandemia”, afirmou o diretor geral da unidade, Rogério Griffo.

Investimentos durante a pandemia

E falando em investimentos, o Hospital Dr. Jayme recebeu cerca de R$ 43 milhões, que foram aplicados em infraestrutura e equipamentos médicos. Esses números refletem, por exemplo, na criação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No início da pandemia, o hospital contava com 47 leitos, sendo este total elevado para 258 Unidades de Tratamento Intensivo no pico da pandemia. O número de médicos também aumentou, subindo de 627 para 841 profissionais. O número total de funcionários foi de 1.904 para 2.539

A mudança na infraestrutura será uma herança bem-vinda, como explica a diretora técnica do Hospital, Juliana Tavares.

“Várias reformas foram realizadas no hospital durante o enfrentamento da pandemia. Uma delas foi a criação de leitos de isolamento. Antes da Covid-19, tínhamos dois leitos para tratar pacientes que precisavam ficar isolados por conta de doenças como tuberculose, por exemplo. Com os investimentos realizados, hoje temos 40 leitos de isolamento, uma estrutura que permanecerá de forma permanente no hospital”, lembrou Juliana Tavares.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br