13/12/2018 15h30 - Atualizado em 13/12/2018 15h40

“Um Pouco Mais” continua ajudando pacientes do Hospital Estadual Central

O Hospital Estadual Central se prepara para realizar a terceira e última edição do ano do bazar beneficente “Um Pouco Mais”. O evento acontecerá nos próximos dias 19, 20 e 21, das 9h às 17h, no Espaço Ecumênico do Parque Moscoso, em Vitória.

Na ocasião, peças serão vendidas com valores entre R$ 2 e R$ 40. O bazar traz sempre muitas opções de roupas, sapatos, brinquedos, acessórios e itens de cama, mesa e banho.

O evento tem como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar pacientes em vulnerabilidade socioeconômica que, após a alta hospitalar, necessitam de medicamentos, material ortopédico, alimentos, entre outros itens. Com as vendas realizadas nas edições passadas do bazar foi possível adquirir cadeiras de banho, cadeiras de roda, muletas, andadores, entre outros artigos.

O bazar é parte essencial do projeto de mesmo nome, “Um Pouco Mais”, e é a ferramenta facilitadora para que o projeto se mantenha autossustentável.

 

Caso especial

Um caso especial foi abraçado pelo projeto recentemente. O paciente Eliab da Silva Santos, de 18 anos, é cadeirante e tinha uma lesão profunda difícil de tratar, devido à posição em que ele sentava na cadeira de rodas. A deformidade na coluna do jovem fazia com que a ferida fosse pressionada, impedindo a cicatrização.

Após diversas tentativas, os profissionais perceberam que a lesão do paciente não cicatrizaria com os métodos convencionais, sendo necessário algo mais específico para o sucesso do seu tratamento. Foi aí que o técnico de enfermagem Elias Nunes dos Reis se reuniu com a equipe e compartilhou uma experiência positiva de alguém próximo com uma almofada especial que aliviaria o atrito da cadeira e sugeriu que o item fosse testado.

“Saber que aquele jovem precisou se afastar de suas atividades normais, não frequentava mais as aulas e parou até de tocar piano, que ele tanto gostava, me fez refletir sobre o que mais poderíamos fazer para proporcionar qualidade de vida a um paciente tão novo como o Eliab”, comentou o técnico de enfermagem.

Pensando no bem-estar do jovem, o Serviço Social, que já acompanhava o caso, avaliou a situação e propôs a compra da almofada com o dinheiro arrecadado pelo bazar “Um Pouco Mais”.

Após a entrega da almofada, a lesão apresentou uma melhora significativa em pouco tempo. “Estou utilizando há menos de três semanas e já está bem melhor. Fui liberado para retornar às minhas atividades. Já não aguentava mais ficar em casa. Quero terminar o Ensino Médio Técnico em Administração para depois cursar uma faculdade na área”, disse Eliab.

Para o técnico Elias, a evolução foi surpreendente. “Passamos por uma situação difícil com o paciente, mas graças a esse trabalho de muita parceria conseguimos ajudá-lo. Sinto-me grato por ter colaborado. Quando ele voltou para a última revisão, deixou todos nós admirados. Agora vai poder voltar à vida normal”, comentou o profissional.

O Hospital Estadual Central tem como prioridade o cuidado com o paciente, e, para isso, reconhece a importância de projetos como o “Um Pouco Mais”. Isso faz parte da identidade do hospital, que é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), uma instituição que tem como missão “acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida”.




Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733



Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard