Unidade do Hospital Central fica sete meses acima de meta da OMS para higienização das mãos
-2.jpg?v=638732369833259950)
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, completou sete meses acima da meta de utilização de solução alcoólica para higienização das mãos recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o órgão, para garantir a segurança do paciente, deve ser utilizado, no mínimo, 20 ml de solução alcoólica por paciente por dia. Essa meta é ultrapassada na UAVC graças a dedicação da equipe do setor, que continua se empenhando cada vez mais para manter o hábito de higienizar as mãos com frequência.
A atividade é indispensável para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, que estão entre as principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Para isso, os profissionais da área precisam aderir a essa prática de forma constante na rotina diária.
Como forma de reconhecimento, a equipe foi surpreendida pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Anelisa Morais, com um momento de agradecimento nessa terça-feira e quarta-feira (04 e 05), que contou também com depoimentos de pacientes.
“A finalidade dessa ação foi reconhecer oficialmente o empenho e a dedicação da equipe na manutenção da meta de consumo de solução alcoólica acima do proposto pela OMS, visando nosso objetivo maior, que é prestar uma assistência segura ao paciente”, explicou Anelisa.
Para a técnica de enfermagem do UAVC Aline Costa de Jesus, a higienização das mãos já faz parte da rotina de cuidados: “Ficamos atentos a isso o tempo todo e nos monitorando para ter certeza de que todos estão usando o álcool em gel. Esse reconhecimento do SCIH é muito bacana, pois mostra que estamos apresentando resultados satisfatórios”.
Gerusa Maria Kutz Fagundes, que também é técnica de enfermagem da unidade, conta que ficou surpresa com a ação. “Gostei muito, principalmente do depoimento dos pacientes, porque a gente não espera que eles reparem nisso. A ideia agora é continuar melhorando e aumentar essa meta. Ficamos felizes em saber que os pacientes estão juntos com a gente nessa”, comentou.
Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)
A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.
Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
E-mail: comunicacao@hec.org.br
Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031