24/11/2023 10h55 - Atualizado em 24/11/2023 10h58

Universitários do curso de Terapia Ocupacional participam de aula sobre prescrição de cadeira de rodas no Crefes

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tiveram a oportunidade de participar, nessa terça-feira (21), de uma aula sobre prescrição de cadeiras de rodas, ministrada pela terapeuta ocupacional e referência técnica em Reabilitação, Ana Raquel Silva, realizada na quadra de esportes do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), localizado em Vila Velha.

A aula contou com a presença do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, que se apresentou também como médico pediatra, dando as boas-vindas aos universitários e os alertando sobre a carência grande de terapeutas ocupacionais no País. 

“Certamente, vocês vão sair da universidade com uma grande possibilidade de ocupar uma vaga imediata de trabalho. As políticas do Ministério da Saúde focam muito na lógica da intersetorialidade e valorizam esse profissional. Digo que o Crefes é um diamante que precisa ser sempre lapidado, porque ele faz muitas entregas e isso mostra a importância de colocar como prioridade as políticas de reabilitação. E mais, vejo o Crefes como um berço de formação, de multiplicadores, tanto na Terapia Ocupacional, quanto em outras áreas afins, e nós estamos trabalhando constantemente nessa direção”, ressaltou Tadeu Marino.

A diretora-geral do Crefes, Adriana Batista Vidal Zardini, explicou a importância dessas aulas. “Trazer o campo da prática do dia a dia dos nossos servidores na formação acadêmica é fundamental para a qualificação da assistência prestada aos usuários. Aproximar a formação dos futuros profissionais de saúde das reais necessidades dos usuários é um dos papeis que o Crefes desempenha como Centro Formador”, salientou.

Ela ressaltou ainda que a democratização dos espaços dos serviços permite a construção do conhecimento, da interação e da troca, em que trabalhadores e usuários compartilhem conhecimentos. “A educação em saúde é uma condição para aprender a participar, a refletir ideias, costumes e saberes, uma condição efetiva para o êxito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Adriana Zardini.

 

Aula prática

Durante a aula, a referência técnica Ana Raquel Silva mostrou aos estudantes como é realizado o raciocínio clínico para avaliar o paciente da cadeira de rodas. “Expliquei como é feita a prescrição, como selecionar o melhor dispositivo de acordo com a necessidade do usuário, como realizar as medidas necessárias para solicitar a cadeira de rodas e quais são os modelos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são entregues pelo Crefes. Além disso, tem a parte prática em que os alunos passam por um treinamento, aprendem a fazer a medida do usuário e realizam um percurso com a cadeira de rodas, com o objetivo de vivenciar como ocorre esse deslocamento”, explicou.

Ela explicou que uma cadeira de rodas adequada ao usuário deve promover mobilidade, saúde, independência, autoestima, autoconfiança e acesso à vida comunitária, seja para um adulto, uma criança ou um idoso. “Isso é muito importante, porque se o dispositivo não se ajusta às necessidades, habilidades e preferências do usuário, ou se não é adequada ao ambiente em que será utilizada, é provável que ela acabe limitando mais do que promovendo a função que lhe cabe. Por isso, saber fazer a prescrição corretamente é fundamental”, alertou Ana Raquel Silva.

Eduarda da Cunha Sabino, de 25 anos, veio de Nova Venécia para cursar Terapia Ocupacional na Ufes. Ela está no quarto período. “Eu me identifiquei muito com a grade curricular do curso, então entrei sabendo que estaria relacionado à autonomia do indivíduo, do aspecto social, e da saúde física e mental. Desde criança pensava em uma profissão que estivesse relacionada ao auxílio ao outro. Estou amando o curso, a relação do terapeuta ocupacional com a humanização do cuidado. Gostei muito dessa aula, de saber como fazer a prescrição de cadeira de rodas e, assim, proporcionar uma autonomia para o usuário”, disse.

O colega de turma de Eduarda Sabino, o estudante José Guilherme Ferreira de Oliveira, 20 anos, explicou que o curso de Terapia Ocupacional não era inicialmente a escolha dele. “Queria trabalhar na área da saúde e esse olhar humanizado que o curso proporciona me chamou muito a atenção, porque ajudar o próximo é sempre gratificante. Além disso, as possibilidades de trabalho são bem amplas, permitindo atuar com as pessoas com deficiência, com transtornos mentais, entre outras. Gostei muito do curso, de ter esse conhecimento sobre prescrição de cadeiras de rodas, que pode ser um dos nossos campos de atuação no futuro”, acrescentou.
 

Do Crefes, também participaram da aula a responsável técnica Letícia Meirelles do Santos; e Izabelly Lerbach Scopel, chefe de núcleo de trabalho de Prótese e Órteses; Arykerne de Mello Tonini, chefe de Núcleo de Trabalho da Internação; Sabrina Lúcia Pinto da Silva, chefe de Núcleo de Trabalho Neurológico Adulto e Infantil; Alessandra Ramos de Moura Gomes, chefe do Núcleo de Trabalho de Recursos Humanos, além de Mariana Midori Sime, professora do curso de Terapia Ocupacional da Ufes.

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