UTIN do Hospital Dr. Jayme Santos Neves celebra o registro de nenhum óbito em recém-nascidos no mês de novembro
Este mês de novembro terminou com uma marca histórica na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Pela primeira vez desde sua abertura, há 12 anos, nenhum óbito foi registrado entre os recém-nascidos internados. O resultado ganha ainda mais significado por ter ocorrido justamente durante o “Novembro Roxo”, período dedicado à conscientização sobre a prematuridade, uma das principais causas de mortalidade neonatal no País.
De acordo com a coordenadora médica da UTIN do Hospital Dr. Jayme, a neonatologista Silvia Louzada, o resultado reflete uma conjunção de fatores clínicos e assistenciais, uma vez que no mês de novembro não houve o nascimento de recém-nascidos com malformações graves, que estão entre as principais causas de mortalidade neonatal. “Além disso, todos os prematuros extremos tiveram evolução clínica favorável”, explicou a profissional.
Nos últimos anos, a UTIN do Hospital Jayme tem registrado uma média de oito óbitos mensais. Em novembro de 2024 foram 11 perdas registradas. “A unidade recebe um fluxo intenso de bebês prematuros e de alto risco de todo o Estado. O nosso percentual de nascimentos prematuros é maior que o brasileiro, pois somos referência em alto risco materno-infantil”, informou a coordenadora.
Em 2025, 20,93% dos bebês nascidos na unidade foram prematuros, os dados, segundo a profissional, superam a média nacional. Além disso, os prematuros trazem “um desafio diário que exige preparo técnico, vigilância constante e cuidado altamente especializado”, disse a neonatologista.
Para o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva, diante desse cenário e a unidade fechar o mês com nenhum registro de óbitos em recém nascidos traduz não apenas um número, “mas uma conquista simbólica do compromisso coletivo”. Ele pontuou: “Cada profissional, como os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, além de toda a equipe administrativa, contribuiu para que cada evolução positiva fosse possível”, destacou.
O resultado trouxe ainda um clima de orgulho e gratidão na UTIN. “Para a equipe, novembro entra para a história como um lembrete de que cada avanço, por menor que pareça, é resultado de dedicação, ciência, sensibilidade e trabalho em conjunto. Para as famílias, significa esperança. Para os pequenos pacientes, é mais uma chance de começar a vida vencendo desafios”, pontuou a gestora da unidade materno infantil do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Líbia Pimentel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br