29/05/2022 10h00

UTIs do Hospital Dr. Jayme recebem selo ouro de qualidade e desempenho

O reconhecimento foi dado pelas certificações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Epimed Solutions.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, durante a pandemia da Covid-19, foi a unidade referência do Espírito Santo para o tratamento dos casos graves e potencialmente graves da doença, se tornando o segundo maior hospital do país em número de leitos para tratamento do novo Coronavírus. Em dois anos, a unidade atendeu mais de 13 mil pacientes.

A qualidade e segurança no atendimento prestado e o esforço das equipes foram reconhecidos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions com o selo ouro de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, no projeto “UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva”.

“Os certificados mostram o diferencial do Hospital Dr. Jayme na busca pela qualidade da assistência e atendimento humanizado aos pacientes. Destaco o trabalho das equipes, o esforço empregado diariamente e, sem dúvida, a prática clínica de alto nível técnico com uso de equipamentos modernos e tecnologia”, afirmou o diretor geral do Hospital Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

Gestão da qualidade na terapia intensiva

Ao todo, o Hospital recebeu 14 certificados que serão entregues às Unidades de Terapia Intensiva do 2º andar – 1A, 1B, 2A e 2B; 5º andar A e B; 6º andar A e B; UTI Amarela A e B; UTI Laranja; UTI Vermelha; UTI Térreo e UTI do Centro de Tratamento de Queimados (UTQ), representando os 258 leitos de UTI do hospital. Essas unidades apresentaram indicadores de qualidade e desempenho que estavam em acordo à Resolução da Diretoria Colegiada Nº 07, da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), RDC-7, por meio do Sistema Epimed Monitor UTI.

A partir das disposições do documento, o programa da AMIB e Epimed podem traçar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e orientar políticas de saúde e estratégias de melhoria da qualidade da medicina intensiva, além de garantir maior segurança aos pacientes.

Para a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, os certificados reafirmam o compromisso da unidade. “Trabalhamos para garantir que todos tenham acesso à saúde pública de qualidade. Nossos números revelam o nosso compromisso em atuar de forma ética, segura e eficiente. O enfrentamento à Covid-19 mostrou nossa capacidade de nos reinventarmos e de garantir o que a população espera de nós”, completou Juliana Tavares, diretora técnica do Hospital Dr. Jayme.

A coordenadora do setor de Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Flávia Fernandes, explica que essa gestão de indicadores e desempenho por meio do sistema Epimed oferece informações importantes para definição de condutas médicas.

“O monitoramento dos indicadores é decisivo para condutas mais assertivas e seguras. Conseguimos mensurar o tempo de permanência e risco de internação prolongada dos pacientes e ainda avaliamos o uso dos recursos: suporte invasivo, ventilação mecânica, entre outros. Esses números nos ajudam a traçar estratégias e aprimorar nossos processos”, disse Flávia Fernandes.

Flavia Fernandes disse ainda projetos semelhantes acontecem em outros países como Reino Unido (ICNARC), Austrália e Nova Zelândia (ANZICS-CORE) e mostram-se essenciais para a melhoria da qualidade e a segurança de pacientes críticos.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel
Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard