12/05/2022 11h24

UTIs do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ recebem selos de qualidade e desempenho

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, foi reconhecido com o selo ouro de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), no projeto “UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva”, que visa à melhoria da medicina e da segurança dos pacientes no Brasil.

As Unidades de Terapia Intensiva A, B e C apresentaram os indicadores de qualidade e desempenho necessários para estar em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada N° 07, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), RDC-7, por meio do Sistema Epimed Monitor UTI.

A coordenadora da equipe de Qualidade do hospital “São Lucas”, Ana Caroline Norberto, ressaltou que o reconhecimento do sistema Epimed é um indicativo de que a unidade trabalha não só com excelência em humanização e cuidado com o paciente, mas também em áreas como segurança do paciente, além de demonstrar uma preocupação com a organização dos fluxos e processos que são essenciais para a implementação de melhorias e inovações.

“É uma alegria receber o reconhecimento de uma entidade de peso e expressão em todo o País. Comprova que estamos no caminho certo e que todos os esforços em prol de uma gestão organizada, de qualidade e bom desempenho estão valendo a pena. A busca por uma melhoria na qualidade da medicina intensiva e da segurança do paciente é permanente e seguimos no caminho certo”, disse Ana Caroline Norberto.

Para a gerente das unidades críticas, Silvane Damasceno, o certificado é importante também para motivar as equipes a continuar realizando um trabalho de excelência, buscando aprimorar os processos e tornar as UTIs do Hospital Estadual ‘São Lucas’ uma referência que ultrapassa os limites estaduais e passa a ser reconhecida também no País.

O projeto “UTIs Brasileiras” tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos em todo território brasileiro. Além disso, o projeto visa a estimular o uso de indicadores de qualidade e o desempenho na gestão das unidades brasileiras, com o intuito de melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no País.

É importante ressaltar que iniciativas semelhantes acontecem com sucesso em outros países, como Reino Unido (ICNARC), Austrália e Nova Zelândia (ANZICS-CORE) e mostram-se essenciais para a melhoria da qualidade e a segurança de pacientes críticos. Além disso, essas medidas são uma importante base para projetos que têm como objetivo a melhoria da eficiência das UTIs e o desenvolvimento de pesquisa clínica de alto nível.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard