26/11/2021 18h28 - Atualizado em 26/11/2021 18h34

Vacinação contra Covid-19: adolescentes são imunizados em escola de Cariacica

Nesta semana, adolescentes entre 12 e 17 anos de diversas Escolas Estaduais e Municipais do Espírito Santo foram vacinados contra a Covid-19, na própria unidade de ensino. Nesta sexta-feira (26), o secretário de Estado da Saúde em exercício, José Maria Justo, acompanhou a vacinação dos alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ary Parreiras, em Cariacica.

A ação é mais uma estratégia do Governo do Estado, em parceria com as secretarias Municipais de Saúde, para garantir acesso à vacinação aos cidadãos capixabas aptos. Foram disponibilizadas primeira e segunda dose da Pfizer/ BioNTech, com a expectativa de serem imunizados 200 estudantes na escola nesta sexta-feira (26).

José Maria Justo ressaltou que disponibilizar diferentes pontos de vacinação é essencial para combater a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e alcançar todos os públicos. Ele também destacou a importância de conversar com os jovens e incentivar a imunização tanto contra a Covid-19 quanto às demais doenças.

“A vacinação nas escolas é uma grande oportunidade de tornar a imunização acessível para todos esses jovens, sendo esse um público extremamente importante no combate à pandemia. O Governo do Estado está empenhado em vacinar toda a população apta e contar com a parceria dos municípios nesse processo é essencial. Aproveito para agradecer o empenho de todos os profissionais nesse trabalho tão importante”, pontuou o secretário em exercício.

A diretora da EEEFM Ary Parreiras, Silvana Holz, explicou que todos os alunos vacinados têm autorização prévia dos responsáveis e que o corpo docente da unidade está empenhado em esclarecer as dúvidas sobre a imunização.

“No início da semana, nós passamos nas salas de aula informando sobre a vacinação na escola e entregando o documento de autorização para o ato.  Os alunos festejaram a oportunidade, principalmente pela facilidade e agilidade da imunização. Estamos empolgados, sendo a vacinação uma forma de segurança para os alunos, familiares e o corpo docente da nossa escola”, acrescentou Silvana Holz.

Também estiveram presentes na agenda o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin; e a secretária de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara.

Depoimentos

Entre os alunos vacinados nesta sexta-feira (26) na escola, estava Emilly Lopes Tedesco. Aos 17 anos, a jovem recebeu a segunda dose do esquema vacinal contra a Covid-19 e se emocionou pela oportunidade de ser imunizada. Além disso, garantiu que vai continuar respeitando e seguindo as medidas de prevenção contra a doença.

“Estou imensamente feliz e emocionada com a oportunidade de receber minha segunda dose contra essa doença que acomete tantas pessoas. Essa vacinação representa uma conquista muito grande e acredito que aos poucos a nossa rotina volta ao normal. Enfrentar essa pandemia está sendo muito difícil, mas ser vacinada traz um ponto de esperança e gratificação. Vou continuar usando minha máscara até que tudo se estabilize e espero que todos tenham ciência dessa importância”, disse Emilly Tedesco.

Para Davi Souza Vidal, de 15 anos, a vacinação vem com um sentimento de alívio e a oportunidade de voltar a praticar o esporte favorito dele: futebol. Jogador de um time de base no Estado, o jovem também tomou a segunda dose.

“Estou muito feliz por receber essa dose, sendo essa uma ação muito importante para todos nós. Toda a minha família está imunizada e sou muito grato por isso. Com esse comprovante e com a vacina no braço, além de me sentir mais seguro, posso viajar para defender meu time de atuação na próxima semana. Durante a pandemia, ficamos um tempo sem jogar e graças à imunização, voltamos a praticar o esporte”, comentou o estudante.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos