19/05/2026 14h27

Vigilância realiza encontro estratégico sobre a segurança do paciente e o controle de infecção

Em alusão ao Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, lembrado no dia 15 de maio, o Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou um encontro estratégico com hospitais da rede pública e complementar do Estado, além dos serviços de diálises, para fortalecer as ações de segurança do paciente e controle de infecção no Espírito Santo. A reunião, que foi organizada pela Coordenação Estadual de Controle de Infecção e de Segurança do Paciente, aconteceu na última quarta-feira (13).

Entre os pontos apresentados, durante o encontro, a coordenação debateu sobre as atualizações das legislações vigentes e as devolutivas dos indicadores das instituições, e promoveu também pactuações para ações futuras voltadas às melhorias da qualidade assistencial.

“Durante a programação, discutimos sobre os avanços, desafios e as estratégias para aprimorar os processos relacionados à segurança do paciente e ao controle de infecção, promovendo alinhamento técnico entre as instituições e fortalecendo a Vigilância em Saúde no Estado”, informou a referência técnica da coordenação de Segurança do Paciente, Brunela de Oliveira.

O encontrou contou ainda com a presença de pouco mais de 200 profissionais, entre diretores de hospitais, representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o que, segundo pontuou Brunela de Oliveira, “reforçou o compromisso coletivo com a segurança e a qualidade do cuidado prestado à população”, disse.

Além do compromisso coletivo, a coordenadora de Controle de Infecção, a médica Elisa Barcelos, ressaltou também o proveito em relação à aproximação dos profissionais. “Além das discussões técnicas, o encontro representou uma oportunidade de aproximação entre profissionais que vivenciam desafios semelhantes no dia a dia dos serviços de saúde, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das práticas relacionadas à segurança do paciente e ao controle de infecções”, contou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard