29/03/2023 09h51

Vigilância Sanitária Estadual orienta para cuidados na realização de procedimentos estéticos

Com a popularização dos procedimentos estéticos realizados em clínicas de estéticas e consultórios odontológicos em todo País, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária Estadual (Visa), orienta a população capixaba sobre os cuidados a serem seguidos para evitar complicações, especialmente os eventos adversos infecciosos pós-procedimentos, que podem também ser causados por Micobactéria de Crescimento Rápido (MCR). 

O primeiro cuidado é verificar com a vigilância sanitária municipal se a clínica ou o consultório o qual realizará o procedimento tem o licenciamento sanitário com adequações de funcionamento, de acordo com as normas vigentes estabelecidas. 

Além disso, há muitas ofertas de procedimentos estéticos e algumas em fase experimental, diante disso é necessário se informar sobre os métodos que serão utilizados e os riscos que podem estar envolvidos. 

Outra importante ação é confirmar com o conselho regional se o profissional é habilitado para a realização de procedimentos estéticos. “Nosso intuito é orientar a população sobre os cuidados a respeito dos procedimentos estéticos. Eles não são isentos de risco, entretanto, se há essa vontade de realizá-los, é essencial que as pessoas pesquisem sobre o profissional e verifiquem com a vigilância municipal se o estabelecimento está licenciado, uma vez que esse processo avalia a estrutura e as boas práticas das clínicas e consultórios”, destacou a coordenadora Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, a infectologista Elisa Lucas Barcelos. 

Outra conduta que a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) destaca é para aqueles que realizaram quaisquer procedimentos estéticos nos últimos 12 meses. A VISA recomenda a observação da área tratada no procedimento e, em caso de alteração, é importante informar a situação ao estabelecimento onde foi realizado e procurar o atendimento médico para avaliação e definição de conduta, além da notificação em caso de suspeição da MCR quando pertinente. 

Os contatos das vigilâncias sanitárias municipais do Espírito Santo podem ser acessados em https://saude.es.gov.br/visa/contatomunicipal

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard