Vigilância Sanitária promove capacitação sobre Coleta de Amostras de Alimentos
.jpeg?v=638358294133230880)
Com o intuito de fortalecer as ações do Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos (PROALI) e fomentar uma das etapas do projeto “Implantação do Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos produzidos no Espírito Santo”, do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) realizou a capacitação sobre “Coleta de Amostras e Alimentos”.
O encontro, que aconteceu de forma on-line, reuniu mais de 100 profissionais da saúde que atuam nas Vigilâncias Sanitárias municipais, nos últimos dias 9 e 10 de novembro.
“Esse encontro reforça o trabalho realizado pela Vigilância em Saúde no fortalecimento das ações de modo a levá-las aos municípios capixabas e às regionais de saúde. São ações promovidas pelo Programa de Qualificação, que junto ao ICEPi e à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), nos auxiliam para que consigamos os resultados”, destacou o subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso, durante a abertura do evento.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram contato com procedimentos de amostras de alimentos, conhecendo sobre os objetivos de amostras, as modalidades de análise e da emissão de laudos de produtos realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Além disso, os profissionais puderam tirar dúvidas e conhecer melhor o PROALI.
Ao longo do evento, eles também tiveram contato com experiência de Santa Catarina, com a apresentação do Programa de Monitoramento de Alimentos, coordenado pela Vigilância Sanitária Estadual, com a participação da chefe da Divisão de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária (SES/SC).
De acordo com a supervisora do projeto de Implantação do Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos produzidos no Espírito Santo, Priscila Lozer, a capacitação propiciou ainda uma maior aproximação das Vigilâncias Sanitárias municipais com as políticas estaduais e nacionais.
“Ela possibilitou que as Vigilâncias Sanitárias dos municípios pudessem conhecer os procedimentos corretos de coleta de amostras de alimentos, com o intuito de subsidiar as ações de fiscalização, nas investigações de surtos de origem alimentar, denúncias e inspeções de rotina, com maior segurança e eficácia. Além disso, fortalecer os programas de monitoramento de alimentos”, disse Priscila Lozer.
Sobre o PROALI
Instituído pela Portaria Nº144-R, de 09 de novembro de 2022, o Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos (PROALI) parte do princípio de que as ações de controle sanitário na área de alimentos visam à produção de alimentos seguros e à proteção à saúde da população. Além disso, o monitoramento de alimentos é uma ferramenta que permite avaliar a segurança e a qualidade dos produtos, e contribui para o planejamento de ações de vigilância sanitária e saúde.
“O PROALI é um programa que permite avaliar a segurança e a qualidade dos alimentos ofertados aos consumidores, a fim de verificar o cumprimento da legislação e mitigar o risco sanitário, sendo uma importante estratégia de fortalecimento das ações de pós-mercado, no âmbito da fiscalização sanitária”, explicou a supervisora do projeto de Implantação do Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos produzidos no Espírito Santo, Priscila Lozer.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo