04/07/2018 12h33 - Atualizado em 04/07/2018 12h35

Visita infantil: há 66 dias internada, paciente recebe a visita de filhos gêmeos

Crianças podem visitar pacientes internados? No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, esses encontros acontecem obedecendo algumas regras da instituição e, sempre, preservando a segurança física e emocional dos pequenos.

Um dos casos que chamou a atenção da equipe foi o da paciente Nayara dos Santos, de 23 anos, que sofreu queimaduras pelo corpo e precisou passar por cirurgias. Mãe de um casal de gêmeos, Pietra e Gabriel, de 3 anos, as crianças estavam há mais de 60 dias sem vê-la, e depois de um pedido da paciente, o setor de Psicologia do Hospital Dr. Jayme preparou o tão sonhado reencontro.

“Os filhos da Nayara estavam sem contato com a mãe há exatos 66 dias. Entendemos que a visita seria um benefício para a recuperação da paciente e uma alegria para as crianças”, comentou a gestora do Atendimento ao Cliente, Rosemery Erlarcher.

As crianças, que estão sob os cuidados do pai e da madrasta da Nayara, foram preparadas para o encontro com a mãe e acompanhadas pelas equipes de psicologia e enfermagem do hospital.

“A Nayara sofreu queimaduras de 2º e 3º graus no corpo todo, passou por alguns procedimentos cirúrgicos e ainda está debilitada. Nesse caso, precisávamos explicar o que estava acontecendo e redobrar os cuidados”, explicou a enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dr. Jayme, Analu Gianezeli.

As orientações quanto a lavagem das mãos e vestuários mais adequados, além das possíveis reações das crianças foram conversadas com a família. No dia da visita, a psicóloga explicou sobre o cuidado com os pequenos. “A gente senta, conversa com as crianças e, nesse caso, entregamos um desenho e lápis de cor para que pintassem um presente para a mãe. A interação com a equipe é importante para que eles confiem nos profissionais. Depois de tudo preparado, as levamos ao encontro da Nayara”, esclareceu a psicóloga do Hospital Dr. Jayme, Monique Zuccarello.

Ao chegarem no quarto onde a jovem mamãe está internada, os pequenos fizeram uma verdadeira festa. Pietra e Gabriel se aproximaram, beijaram, entregaram as pinturas e conversaram com a mãe, sempre sob supervisão dos familiares e das equipes de psicologia e enfermagem da unidade. Cerca de 40 minutos depois, o encontro chegou ao fim com a Nayara emocionada, mas já programando a próxima visita.

“Estou muito feliz. Ver os meus filhos é um motivo a mais para permanecer firme no tratamento. Não vejo a hora de estar com eles de novo”, contou a paciente.

 

Visita Infantil

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, as visitas infantis são acompanhadas pelo serviço de psicologia da unidade. Para crianças em todas as idades, o setor orienta as famílias sobre questões técnicas e emocionais dos pequenos. Entretanto, crianças abaixo de seis anos de idade requerem um cuidado maior e, por isso, são acompanhadas de perto pelos profissionais.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard