01/11/2018 15h19 - Atualizado em 01/11/2018 16h12

Visita infantil no Hospital Dr. Jayme: a alegria do reencontro e o sucesso do tratamento médico  

Tristeza, choro frequente e muita saudade. Era assim que a Ana Beatriz, a Bia, de apenas 2 aninhos, demonstrava a falta do pai. Internado desde o dia 23 de setembro no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, Alceir de Almeida, de 48 anos, nunca havia se afastado da filha.

“Percebemos que ela só ficava pelos cantos, perguntava muito pelo pai e não interagia mais com a gente. Ficamos preocupados e resolvemos buscar ajuda aqui no hospital”, explicou a mãe da Ana Beatriz, Carmezinda Gonçalvez.

A visita infantil acontece no Hospital Dr. Jayme obedecendo a algumas regras da instituição e, sempre, preservando a segurança física e emocional dos pequenos. O pedido aflito da mãe, para que a filha pudesse ver o pai, foi avaliado pelo serviço de Psicologia da unidade, que preparou o encontro. A Ana Beatriz já visitou o pai três vezes (09, 13 e 30 de outubro) desde o início do tratamento e, em todos os momentos, o reencontro foi emocionante.

“Unidades de saúde podem ser assustadoras para crianças, principalmente para ela que só tem 2 anos. Por isso, a nossa preocupação. Levamos o paciente para uma salinha reservada para que a Bia tivesse uma boa lembrança do pai, longe da cama e sem contato com outros pacientes. Hoje, ela entende o que está acontecendo e demonstra sempre muito amor”, comentou a psicóloga Simone Eutrópio.

Outro caso que chamou a atenção da equipe foi o da paciente Josiana Nolasco, de 35 anos. Mãe de um bebê de 1 ano e dois meses, a paciente não via o filho desde o dia 16 de setembro, data de sua internação no Hospital Dr. Jayme.

“Fomos chamados para avaliar o quadro da paciente e, durante a conversa, percebemos que a saudade do filho era o motivo do desânimo e entristecimento. Acreditávamos que a visita do bebê pudesse ajudar e dar forças na recuperação da Josiana, e foi justamente o que aconteceu. Após o encontro, a paciente se mostrou mais motivada e esperançosa em continuar o tratamento”, contou a psicóloga Camila Brunhara.

Segundo a coordenadora da equipe multidisciplinar do Hospital Dr. Jayme, Luana Felix, cada caso precisa ser analisado individualmente, pois o trabalho diferenciado garante um melhor resultado. “Queremos o melhor, tanto para o paciente quanto para a criança, e sabemos que esse tipo de visita é importante e ajuda no sucesso do tratamento, por isso, o olhar diferenciado para cada caso”, garantiu Luana.

 

Visita Infantil

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, as visitas infantis são acompanhadas pelo serviço de Psicologia da unidade. Para crianças em todas as idades, o setor orienta as famílias sobre questões técnicas e emocionais dos pequenos. Entretanto, crianças abaixo de 6 anos de idade requerem um cuidado maior e, por isso, são acompanhadas de perto pelos profissionais.

 

 

Informações à imprensa:

Assessora de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard