10/07/2019 17h32 - Atualizado em 10/07/2019 17h33

Você sabe para o que serve a CIPA e a importância dela para uma unidade hospitalar?

Esse é um assunto que talvez você já tenha ouvido falar, mas a sua importância é algo que pouco se discute. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível a realização dos serviços dos profissionais com a promoção da saúde dos trabalhadores. 

A Cipa é regulamentada pela norma nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). É uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos) e dos empregadores (designados), que atuam na promoção da segurança e saúde de todos os trabalhadores. 

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Vitória, os novos membros da Cipa foram empossados no dia 03 de julho. A gestão para 2019/2020, conta com oito titulares e sete suplentes eleitos pelos colaboradores do hospital – além de 15 indicações da Direção da unidade, entre efetivos e membros suplentes. A votação aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio na unidade.

Uma das características da votação no HEUE, foi o foco nas boas práticas sustentáveis que mais uma vez substituiu a cédula de papel pela votação digital, com um programa produzido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) do hospital. 

O técnico de segurança do trabalho e presidente da Cipa, Michael Ferreira Sacavem, explicou a importância da Cipa para o hospital. “A Cipa tem um papel importante de educação permanente junto aos profissionais da instituição, cuja função principal é a aplicação das ações educativas favorecendo a saúde e a segurança dos colaboradores da instituição”, afirmou. 

Ele disse ainda que a Cipa também traz um resultado muito importante para a produtividade, aumenta a motivação dos profissionais e reduz o índice de acidentes e doenças ocupacionais. Isso resulta para a instituição uma maior produtividade, a diminuição dos custos, a motivação dos profissionais e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Antes da posse, os membros participaram de uma capacitação com carga horária de 20 horas, conforme orienta a Norma Regulamentadora (NR) 05. O treinamento foi conduzido pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio da equipe de Enfermagem do hospital. Entre os temas abordados estão: a legislação que rege a Comissão; o papel da Cipa e dos membros; primeiros socorros; o uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs); e orientação sobre prevenção e combate a incêndio. 

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

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