12/04/2019 16h39 - Atualizado em 12/04/2019 16h52

Voluntários distribuem mais de 300 lanches por dia no Hospital Dr. Jayme

Logo pela manhã, quem chega ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é surpreendido por grupos de voluntários oferecendo um delicioso café da manhã composto pelo tradicional café preto, café com leite e pães com manteiga. Os alimentos são distribuídos em diversos pontos da unidade hospitalar.

Idealizada pelo setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, a ação acontece todos os dias, como explica a coordenadora da área Marta Almeida.  “Na abertura do hospital percebíamos que muitos pacientes e acompanhantes vinham de longe, do interior do Estado, e não tinham condições financeiras de se alimentar. Aquela situação nos incomodava e, junto da direção, decidimos construir um projeto que suprisse essas necessidades”, afirmou.

Assim, ainda em 2013, nascia o projeto Pão da Vida, uma ação social realizada por voluntários que, diariamente, contribuíam na compra de pães e na distribuição de lanches para os usuários do Hospital Dr. Jayme.

“Naquela época eram cerca de 25 pessoas, gente da comunidade ou de igrejas parceiras, que se sentiram tocadas pelo projeto e nos ajudaram a colocá-lo em prática. Com o tempo, conseguimos mais voluntários, novos horários de lanches e até uma parceria com o Instituto Autoglass.”

Hoje, mais de 70 voluntários trabalham com a distribuição de lanches. De segunda-feira a quinta-feira, pela manhã, o programa apoiado pelo instituto foi denominado Café Fraterno disponibiliza um container climatizado com toda a estrutura de uma cozinha para que os cerca de 44 voluntários preparem e sirvam o lanche. Além do apoio logístico e de gestão.

“Não precisamos mais comprar os produtos, quando a gente chega, logo cedo, o material já está aqui. Nós preparamos os pães e o café com leite e distribuímos em todas as recepções do hospital. Acordar cedo e servir ao próximo é o que nos motiva nessa caminhada. O olhar de agradecimento é o nosso maior bem”, disse emocionado o voluntário Fabrício Borges.

Na sexta-feira é a vez do grupo Café com Fé. Ao todo, dez voluntários preparam e distribuem os lanches que são um tanto quanto especiais. Bolo, chocolate quente e até cachorro-quente são servidos.

“Preparamos com muito carinho, é a nossa forma de mostrar o quanto são importantes e quanto somos felizes em fazer esse trabalho”, comentou o voluntário João Jacinto.

Além dos lanches servidos no período da manhã, há ainda aqueles preparados para o período da tarde. Durante dois dias na semana, às segundas e quartas-feiras, cerca de 20 voluntários participam com a distribuição dos lanches, principalmente, no setor de Ambulatório. Nos finais de semana, grupos se revezam para prepararem os alimentos para os pacientes que irão passar por consulta médica e acompanhantes.

“O setor recebe pacientes e acompanhantes durante todo o dia e, por isso, pensamos em trazer esses alimentos. É a oportunidade de acolher e humanizar os atendimentos desde a porta de entrada”, contou a voluntária de 75 anos, Penha da Silva.

Diariamente, 300 pães, além de café e leite e outros produtos são servidos nas unidades ambulatoriais, recepções Principal, Urgência e Emergência e Maternidade. Essas parcerias com voluntários ampliam o acolhimento aos que necessitam dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

O diretor-geral do Hospital Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo, destaca o empenho da AEBES, organização social que administra o Hospital Dr. Jayme, em realizar e ampliar ações de acolhimento aos pacientes e acompanhantes que precisam de serviços de saúde. “A parceria com os diversos grupos de voluntários e com o Instituto Autoglass fortaleceu o atendimento qualificado e a humanização na assistência com que trabalhamos todos os dias”.

Para a dona de casa Valéria Pena, o pãozinho servido na unidade foi o primeiro alimento do dia. “Nós saímos de casa muito cedo e a dor era tanta que não dava para preparar nada. Agora, estou faminta, mas, graças a Deus, eles me ofereceram o lanche. Estão de parabéns, tratam a nossa saúde e ainda se preocupam com o alimento”, agradeceu a paciente.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 3331-7552
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard