07/06/2023 16h00

Voluntários do Hospital Dr. Jayme oferecem apoio espiritual aos pacientes internados

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, é reconhecido por seus cuidados de saúde e atenção abrangente aos pacientes. Além do tratamento médico e apoio emocional, o hospital oferece um serviço de capelania que desempenha um papel fundamental no suporte espiritual dos indivíduos que estão passando por momentos difíceis.

“A capelania hospitalar é uma prática que visa atender às necessidades religiosas e espirituais dos pacientes, de qualquer crença ou religião, durante a internação no hospital. É um serviço voluntário que conta com a participação de líderes religiosos e membros da comunidade que dedicam tempo e esforço para acompanhar e oferecer apoio aos pacientes”, explicou o capelão do Hospital Dr. Jayme, Thagner Kuster das Neves.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, a equipe de capelania é formada pelo capelão Thagner Kuster das Neves e por voluntários religiosos de diversas denominações e tradições religiosas. Esses voluntários são treinados para lidar com as questões específicas relacionadas à saúde e podem oferecer palavras de encorajamento, orações, conforto espiritual e aconselhamento religioso, de acordo com a fé e as crenças de cada paciente.

“O trabalho da capelania é guiado pelo respeito à diversidade religiosa e pela compreensão das diferentes necessidades espirituais dos pacientes. Eles estão presentes para ouvir, apoiar e ajudar os pacientes a encontrar força e esperança em suas crenças durante um momento desafiador em suas vidas”, lembrou o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.

O voluntariado religioso que acompanha os pacientes no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é uma demonstração valiosa de cuidado e compaixão. Os voluntários dedicam um tempo para se conectar com os pacientes, oferecendo-lhes suporte espiritual, um ouvido atento e uma presença reconfortante. Essa forma de apoio holístico não apenas auxilia na recuperação física, mas também na saúde mental e emocional dos pacientes.

“A capelania hospitalar é uma parte essencial da abordagem de assistência integral fornecida pelo Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Por meio desse serviço, os pacientes podem encontrar força, esperança e consolo em sua fé, independentemente da religião que professam. A presença e o apoio dos voluntários religiosos ajudam a criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos os pacientes são respeitados e cuidados de acordo com suas necessidades individuais”, garantiu Andrade.

Entrega de bíblias

Na última semana, um grupo de voluntários se reuniu para percorrer o hospital e fazer a entrega de bíblias. Ao todo, foram doados mais de 300 livros para pacientes e colaboradores.

“Estamos muito felizes em fazer parte do grupo de voluntários do Hospital Dr. Jayme. É reconfortante para nós saber que podemos contribuir com a recuperação de algum paciente, seja levando uma palavra de conforto ou uma oração”, completou Claudemiro Cunha, coordenador do trabalho dos Gideões Internacionais no Brasil, grupo de voluntários que participa do setor de Capelania da unidade.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai