18/02/2010 07h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Estado vai ter unidade da Fazenda da Esperança para recuperação de dependentes químicos

O Estado vai ter uma unidade da Fazenda da Esperança para recuperação de dependentes químicos. O governador em exercício, Ricardo Ferraço, que também coordena o Programa Capixaba de Investimentos e Empregos, junto ao secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, assinou um convênio com o município de Alegre para a aquisição de um terreno onde será construída a Fazenda da Esperança. A unidade funcionará como comunidade terapêutica na recuperação de dependentes químicos.

A rede comunitária de saúde mental, álcool e outras drogas do Espírito Santo é composta por serviços governamentais e não governamentais. Este modelo de comunidade terapêutica é uma iniciativa não governamental que se distingue por ofertar serviços de reabilitação com moradia a usuários que sofrem risco de morte.

O valor a ser repassado para a compra do terreno – aproximadamente R$ 1,3 milhão – é considerado mais um dos investimentos realizados para a ampliação da rede de saúde mental, que receberá o reforço de 15 Centros de Tratamento ao Toxicômano (CTTs) e R$ 12 milhões em investimentos no Espírito Santo.

Segundo o padre Evaldo, que representou a coordenação da Fazenda da Esperança na solenidade, realizada em Alegre nesta quarta-feira (17), a organização existe há 26 anos e já atendeu a mais de 15 mil jovens na Ásia, Europa e nas Américas, onde possui unidades.



No Espírito Santo, a Fazenda da Esperança terá capacidade para atender até 90 usuários. Cada paciente será internado por 12 meses. Neste período, viverão em comunidade, participando de atividades rurais (ordenha de leite) e de oficinas para produção de material gráfico, como agendas, revistas e livros, que serão vendidos pela Fazenda.

Para o jovem Pablo Athayde Soares (28), que coordena o grupo Esperança Viva, de Cachoeiro de Itapemirim, e já foi interno da unidade da Fazenda da Esperança de Teresópolis (RJ), a iniciativa do Governo do Estado representa esperança para o cidadãos capixabas. “A Fazenda realiza milagres nas nossas vidas. Foi usuário de drogas por 13 anos e me recuperei. Essa parceria não deixa a esperança dos nossos corações desaparecer”, disse.



O governador em exercício, Ricardo Ferraço, lembrou que esta ação do Governo integra a rede que está sendo construída em todo o Estado para o combate ao tráfico, prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos. “Nosso esforço coletivo de trabalho é baseado na união de forças para fazermos o Espírito Santo avançar. Temos cinco CTTs para entregar, vamos construir mais 10 unidades e já temos um trabalho avançado para construir mais quatro unidades da Fazenda da Esperança nas regiões Norte, Noroeste, Sul e na Região Metropolitana da Grande Vitória, porque precisamos apresentar alternativas de tratamento da dependência para os capixabas mais carentes, que necessitam do poder público e das Organizações não Governamentais”, concluiu.

Iniciativas como a da Fazenda da Esperança são apoiadas pelos governos na medida em que fortalecem a multiplicidade de serviços a uma demanda recente, porém em plena ascensão. De acordo com a Sesa, no Espírito Santo, de 2001 a 2005, as internações psiquiátricas causadas por álcool aumentaram 9%, ao passo que aquelas originadas em decorrência de drogas, subiram 108%.



“Confiamos no trabalho da Fazenda da Esperança e, por isso, firmamos este tipo de parceria. Estamos enfrentando o problema da dependência química e necessitamos do esforço de todas as instituições que possam ser parceiras em nossas ações, como no caso da Fazenda, destacou o secretário Anselmo Tozi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Rodolfo Leal e Karyna Amorim
Tels: 9944-1358 / 9959-6430
rodolfo@vice.es.gov.br
karyna@vice.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard