Farmácia Cidadã Estadual

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza 296 medicamentos para o tratamento de doenças raras e de alto custo. São doenças que podem acarretar sérios danos, perda de qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, redução da expectativa de vida e óbitos, como: Osteoporose, Hepatite C, Artrite reumatóide, Esquizofrenia refratária, Asma grave, Doença de Parkinson, Distonias, Espasticidade, Glaucoma, Hipertensão pulmonar, DPOC e Déficit de atenção, entre outras.

Atualmente, existem unidades dessas Farmácias em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

 

Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente também a pacientes da rede particular.

 

O setor de Assistência Farmacêutica da Sesa é considerado referência nacional, hoje com 100% de índice de abastecimento de remédios. Por ano, o Estado gasta em torno de R$ 80 milhões para fornecer 229 remédios especializados.

 

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos necessários, fornecidos pelo médico (laudo, receituário e LME) e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação com base nos exames e laudos médicos.

 

Quando a avaliação do processo é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou responsável, informando se a solicitação foi deferida ou não, assim como a necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar seu atendimento, nos casos de deferimento.

 

Mais informações sobre como obter medicamentos especializados pelo SUS no Espírito Santo, estão disponíveis na página da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na internet (www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard