Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde)

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em saúde) da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA-ES) tem como objetivos:

  • Promover integração dos profissionais residentes com as equipes multiprofissionais da área de saúde coletiva, com ênfase em Vigilância em saúde, através de atividades em educação permanente em serviço na perspectiva de um trabalho interdisciplinar;
  • Aprimorar a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS, através da atuação conjunta dos profissionais residentes, tutores, preceptores e profissionais das diversas áreas correlatas a saúde coletiva;
  • Capacitar os profissionais residentes para atuar na promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde do indivíduo e de sua comunidade, desenvolver competências técnicas e trabalho em equipe para intervir na realidade e necessidades dos serviços e usuários;
  • Capacitar os profissionais residentes para a tomada de decisões nos processos de gestão, realizados de forma integrada, considerando os aspectos da vigilância em saúde, promoção e atenção à saúde, com base nas prioridades, objetivos, metas e indicadores de monitoramento e avaliação do Pacto pela Saúde, bem como nas programações das ações.

 

Grande parte da carga horária semanal (80%) é realizada nos campos de prática com a orientação de preceptores, nas quatro áreas de Vigilância em saúde (Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador). São quatro campos de prática: Superintendência Regional de Saúde Metropolitana (Sede: Cariacica/Vitória); Superintendência Regional de Saúde Sul (Sede: Cachoeiro do Itapemirim); Superintendência Regional de Saúde Central (Sede: Colatina); Superintendência Regional de Saúde Norte (Sede: São Mateus).

Em cada um dos campos de prática há um(a) tutor(a), responsável por desenvolver/orientar atividades teóricas, correspondendo a 20¢ da carga horária semanal.

Os processos educacionais aplicados ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva estão voltados para uma concepção crítico-reflexiva. Utiliza as metodologias ativas, pois são as que melhor atendem ao propósito de estimular o profissional em sua participação e comprometimento com os objetivos de aprendizagem. Propõe a elaboração de situações de ensino que promovem uma aproximação crítica do profissional com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e desafios; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e à aplicação dessas soluções.

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