Saúde da Família

O Programa de Residência multidisciplinar em Saúde da Família é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que teve a aprovação de funcionamento pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2020, com 58 vagas distribuídas em 10 categorias profissionais: Assistente Social; Educador (a) Físico (a); Enfermeiro(a); Farmacêutico(a); Fisioterapêuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Odontólogo(a); Psicólogo (a) e Terapêuta Ocupacional.

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família terá duração de 02 (dois) anos, sendo 60 horas semanais de dedicação exclusiva. No ES, o programa teve inicio em março de com a adesão de 03 municípios: Vitoria. Colatina e Aracruz.

Trata-se de uma formação multiprofissional, considerada uma especialização padrão ouro de ensino por ter a maior parte de sua formação no serviço, 80% da CH acontece nos cenários de prática, sob orientação docente assistencial, realizada de forma direta pelo preceptor. Os demais 20% da CH se distribui em encontros de tutoria conduzidos por tutores, ora organizados em áreas de concentração do programa e, ora em núcleo de saber por categoria profissional, integrando com demais programas de residência multiprofissionais do ICEPi.

Busca-se com o programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, fortalecer os princípios da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família no âmbito estadual assim, no sentido de formar profissionais de saúde capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado à saúde, de modo a promover uma melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

Objetivos do programa:

  • Formar profissionais para a execução e coordenação de práticas de saúde integrais, voltadas para compreender e intervir na realidade do território de atuação da Estratégia Saúde da Família;
  • Utilizar metodologias de construção de conhecimento, atitudes e práticas que possibilitem a reflexão sobre o fazer profissional e o cuidado integral em saúde;
  • Desenvolver o trabalho em equipe de forma cooperativa, interdisciplinar e ética, interagindo com as necessidades e aspectos socioculturais da comunidade na qual estão inseridas;
  • Identificar e aperfeiçoar continuamente os conhecimentos, as atitudes e as habilidades técnicas específicas de cada categoria, bem como, aquelas comuns a todas, para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família, na perspectiva da promoção da saúde.

 

Os processos educacionais aplicados ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família estão voltados para uma concepção crítico-reflexiva. Utiliza as metodologias ativas, pois são as que melhor atendem ao propósito de estimular o profissional em sua participação e comprometimento com os objetivos de aprendizagem. Propõe a elaboração de situações de ensino que promovem uma aproximação crítica do profissional com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e desafios; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e à aplicação dessas soluções.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard