Saúde Mental

O Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde Mental é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que teve a aprovação de funcionamento pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2020, com 20 vagas distribuídas em 05 categorias profissionais: Assistente Social; Enfermeiro(a); Farmacêutico(a); Psicólogo (a) e Terapeuta Ocupacional.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental terá duração de 02 (dois) anos, sendo 60 horas semanais de dedicação exclusiva. No ES, o programa teve início em março de 2020 com a adesão de 04 municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Cariaciaca, Vitória e Vila Velha.

Trata-se de uma formação multiprofissional, considerada uma especialização padrão ouro de ensino por ter a maior parte de sua formação no serviço (80% da Carga Horária acontece nos cenários de prática), sob orientação docente assistencial, realizada de forma direta pelo preceptor. Os demais 20% da Carga Horária se distribui em encontros de tutoria conduzidos por tutores, ora organizados em áreas de concentração do programa e, ora em núcleo de saber por categoria profissional, integrando com demais programas de residência multiprofissionais do ICEPi.

Busca-se, com o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial tanto no âmbito municipal como estadual, através do provimento e qualificação de profissionais para a produção de cuidado integral, rompendo com práticas manicomiais ainda tão presentes no cotidiano dos serviços, e construindo uma assistência em conformidade com a lógica de atenção psicossocial.

Objetivos do programa:

  • Possibilitar uma visão ampliada acerca das políticas públicas e conceito de saúde, com ênfase em saúde mental, considerando o perfil epidemiológico e biopsicossocial da população referenciada;
  • Exercitar a interprofissionalidade através da integração dos diversos campos de saber;
  • Fortalecer os pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), no Espírito Santo, bem como a articulação intra e intersetorial;
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades técnicas para a gestão da clínica e do cuidado, através de ferramentas de co-participação e co-responsabilização, de modo interprofissional e em equipe;
  • Desenvolver habilidades técnicas para o cuidado individual específicas a cada núcleo de saber;
  • Desenvolver, em cada residente, habilidades socioeducacionais e político-humanistas;
  • Produzir projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas e territórios do cuidado em saúde mental no SUS no Espírito Santo, adotando metodologias e dispositivos da gestão da clínica ampliada, de modo a garantir a formação fundamentada na atenção integral, interprofissional e interdisciplinar;
  • Favorecer processos de educação permanente dos profissionais inseridos na Rede de Atenção Psicossocial do Espírito Santo.

 

Os processos educacionais aplicados ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental estão construídos a partir de uma concepção crítico-reflexiva. Utiliza as metodologias ativas, pois são as que melhor atendem ao propósito de estimular o profissional em sua participação e comprometimento com os objetivos de aprendizagem. Propõe a elaboração de situações de ensino que promovem uma aproximação crítica do profissional com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e desafios; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e à aplicação dessas soluções.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard