Orientações

Farmácia Cidadã Estadual

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza 296 medicamentos para o tratamento de doenças raras e de alto custo. São doenças que podem acarretar sérios danos, perda de qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, redução da expectativa de vida e óbitos, como: Osteoporose, Hepatite C, Artrite reumatóide, Esquizofrenia refratária, Asma grave, Doença de Parkinson, Distonias, Espasticidade, Glaucoma, Hipertensão pulmonar, DPOC e Déficit de atenção, entre outras.

Atualmente, existem unidades dessas Farmácias em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

 

Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente também a pacientes da rede particular.

 

O setor de Assistência Farmacêutica da Sesa é considerado referência nacional, hoje com 100% de índice de abastecimento de remédios. Por ano, o Estado gasta em torno de R$ 80 milhões para fornecer 229 remédios especializados.

 

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos necessários, fornecidos pelo médico (laudo, receituário e LME) e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação com base nos exames e laudos médicos.

 

Quando a avaliação do processo é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou responsável, informando se a solicitação foi deferida ou não, assim como a necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar seu atendimento, nos casos de deferimento.

 

Mais informações sobre como obter medicamentos especializados pelo SUS no Espírito Santo, estão disponíveis na página da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na internet (www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

 

Doação de sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar sangue:

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h.

- Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07 às 15h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Centro de Intoxicação

O Toxcen oferece um serviço de recomendação e informação para a população e profissionais da saúde sobre atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológicos para o ser humano e animais. Esse atendimento é realizado por meio do telefone.

Em casos de suspeita de intoxicação a pessoa deve entrar em contato com o Toxcen para receber a orientação necessária. É verificado se há um risco de intoxicação, se há a necessidade de procurar uma unidade de saúde e, se precisar, qual a unidade mais adequada para atender a situação. O atendimento do Toxcen é realizado 24 horas por meio do número 0800 283 9904.

Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas. Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor bem forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Consultas e exames especializados

Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e passe por uma avaliação médica. É a partir da avaliação que o médico solicitará o procedimento.  A unidade de saúde será responsável por providenciar o atendimento necessário por meio da Central de Regulação Municipal, bem como por entregar ao usuário o comprovante de agendamento da especialidade solicitada e explicar toda a questão referente ao preparo para a realização de exames quando necessário. O Estado disponibiliza aos municípios uma cota mensal de procedimento, e cabe a eles priorizar o atendimento. É importante que o usuário se responsabilize por comparecer às consultas e exames agendados para ele, ou comunicar a sua Unidade de referência se não tiver mais interesse no atendimento com no mínimo três dias de antecedência. Com esse cuidado, outro usuário que está à espera do agendamento não fica prejudicado, uma vez que esta vaga pode ser reaproveitada.

Proteção ofertada pelo SUS

O SUS disponibiliza, atualmente, 18 vacinas para a população em diversas faixas etárias, e também vacinas especiais ofertadas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais. Além disso, disponibiliza soros e imunoglobulinas.

As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula o organismo a produzir anticorpos contra determinada doença e essa proteção é duradoura. Já o soro e a imunoglobulina fornecem o anticorpo pronto, gerando somente um resultado imediato na proteção da pessoa.

Das 18 vacinas ofertadas pelo SUS, 15 compõem o Calendário Nacional de Vacinação de rotina e ficam disponíveis nas unidades básicas de saúde. Já a vacina antirrábica humana é administrada na profilaxia pré e pós-exposição da raiva humana, e as vacinas influenza e pneumocócica 23-valente são disponibilizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra gripe e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Vacinas disponibilizadas pelo SUS e doenças prevenidas

- BCG: protege contra formas graves de tuberculose;

- Hepatite B: protege contra a hepatite B;

- Poliomielite: protege contra a paralisia infantil;

- Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);

- Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;

- Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;

- Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;

- Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;

- Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;

- Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora;

- Hepatite A: protege contra a hepatite A.

- HPV: oferece proteção contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18, que causam verrugas genitais, câncer de colo de útero e outros;

- Influenza: imuniza contra três vírus influenza que causam a gripe.

- dT (dupla adulto): protege contra difteria e tétano;

- dTpa: protege contra difteria, tétano e coqueluche (para gestantes e profissionais de saúde de maternidades e UTI neonatais);

- Antirrábica humana: protege contra raiva.

- Febre amarela: protege contra a febre amarela;

- Pneumocócica 23-valente: protege contra 23 sorotipos do pneumococo.

- Além de vacinas especiais no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Tabagismo

No Estado, o tratamento ao fumante é ofertado em 52 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar. O paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

Municípios com tratamento para fumantes

- Afonso Cláudio

- Alegre

- Alfredo Chaves

- Anchieta

- Apiacá

- Atílio Vivácqua

- Baixo Guandu

- Bom Jesus do Norte

- Brejetuba

- Cachoeiro de Itapemirim

- Cariacica

- Castelo

- Conceição do Castelo

- Colatina

- Domingos Martins

- Fundão

- Governador Lindenberg

- Guarapari

- Guaçuí

- Ibitirama

- Ibiraçu

- Iconha

- Irupi

- Iúna

- Itaguaçu

- Itapemirim

- Jerônimo Monteiro

- Laranja da Terra

- Linhares

- Mantenópolis

- Marataízes

- Marechal Floriano

- Marilândia

- Mimoso do Sul

- Montanha

- Muniz Freire

- Muqui

- Nova Venécia

- Piúma

- Presidente Kennedy

- Rio Novo do Sul

- Santa Maria de Jetibá

- Santa Teresa

- São Gabriel da Palha

- São Mateus

- São Roque do Canaã

- Serra

- Sooretama

- Venda Nova do Imigrante

- Viana

- Vila Velha

- Vitória

Bancos de Leite Humano no Estado

O leite materno promove o melhor desenvolvimento do bebê, principalmente para o pré-maturo, que necessita de uma atenção maior, pois tem mais chances de ter infecções. O leite materno previne doenças alérgicas e diminui o índice de obesidade e diabetes em crianças que mamam por um período maior.

O bebê deve ser amamentado apenas com o leite materno até os seis meses. Após os seis meses, deve-se permanecer com o leite materno e introduzir outros alimentos na dieta, evitando leite artificial. Para a mãe, a amamentação também proporciona benefícios como proteção contra o câncer de mama e de ovário; a contração uterina, o que ajuda na diminuição do tamanho do útero e, por consequência, reduz possíveis sangramentos após o parto.

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha –

Funciona das 08 às 17 horas.

Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

Contato: 3636-3151

Hospital Estadual Dório Silva – funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra.

Contato: 3138-8905

Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM)

Endereço: Bento Ferreira, em Vitória

Contato: 3636-6568

 

Hospital das Clínicas (referência do Estado) – funciona das 08 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Avenida Marechal Campos, s.nº, Maruípe.

Contato: 3335-7424 – 3335-7377

 

Santa Casa de Misericórdia – funciona das 07 às 16 horas, de segunda a sexta-feira

Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.

Contato: 3212-7246

 

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Funciona das 07 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.

Contato: (28) 3521-7045

 

Hospital e Maternidade São José, Colatina – funciona das 07 às 17h20

Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro de Colatina

Contato: (27) 2102-2100

Homeopatia - Como agendar uma consulta?

Ligue diretamente para o Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura, nos telefones (27) 3636-2698 / (27) 3636-2699, para se inscrever na palestra de acolhimento, onde você receberá informações sobre a Homeopatia ou Acupuntura, esclarecendo suas dúvidas. Após a Palestra de acolhimento sua consulta será agendada.

Rod. BR 262 Km 0 Jardim América – Cariacica Anexo CRE – Metropolitano Ed. Cristiano Tavares Colins  Horário de funcionamento 7h às 18h.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard