06/03/2015 15h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Saúde desenvolve ações para minimizar a violência contra mulher

É celebrado neste domingo (08) o Dia Internacional da Mulher. Com o objetivo de conscientizar e minimizar a violência contra a mulher a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desenvolve ações voltadas à saúde da mulher vítima de violência sexual e doméstica.

Algumas dessas ações têm o objetivo de capacitar as unidades básicas de saúde e unidades hospitalares para oferecem um atendimento adequado às vítimas. De acordo com a psicóloga Jacqueline Silvestri, referência técnica na área de saúde da mulher, para o atendimento de mulheres que sofreram violência doméstica ou sexual os estabelecimentos de saúde devem definir um local específico, de preferência fora do espaço físico do pronto-socorro ou triagem, no sentido de garantir a necessária privacidade dessas pessoas durante a entrevista e o exame.

“Essa medida é fundamental no processo de acolhimento, estabelecendo ambiente de confiança, respeito e compreensão da complexidade do fenômeno. O sigilo no atendimento é garantido, principalmente, pela postura ética dos profissionais envolvidos e isso inclui o cuidado com a utilização de prontuários, anotações, e a adequação da comunicação entre a equipe”, afirma Jacqueline.

O procedimento para o amparo a vítima de violência é preconizado com a entrada em qualquer estabelecimento de saúde, não necessitando registrar boletim de ocorrência, pois lhe é garantida a assistência integral. A vítima é acolhida e assistida e os encaminhamentos são feitos conforme a gravidade do caso.

A mulher violentada pode ser atendida em unidades básicas de saúde, pronto socorros, pronto atendimentos ou no local mais próximo da ocorrência. Em casos graves de violência, a vítima é encaminhada a um hospital.

Pacto de Enfrentamento à Violência contra Mulher

A Secretaria trabalha há muitos anos com a violência doméstica, mas, tem empreendido ações mais sistemáticas a partir de 2013 quando estudos apontaram que no Estado havia a maior taxa de feminicídio. Ou seja, quando ocorre o homicídio da mulher por uma questão de gênero.

Para isso, a Sesa vem participado do Pacto de Enfretamento à Violência contra Mulher com ações específicas da saúde para contribuir na redução de homicídio e na violência. A Saúde participa com três principais ações:

- Garantia da Aplicabilidade da Lei Maria da Penha: difusão da lei e dos instrumentos de proteção dos direitos das mulheres.

- Fortalecimento da rede de atendimento para as mulheres em situação de violência

- Garantia dos direitos sexuais, enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard