09/08/2009 15h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Sesa dá dicas para ser um pai saudável

Mais saúde para os "super-heróis". Pais de todas as idades, invencíveis ao olhar dos filhos, também estão vulneráveis a doenças, por isso é importante que eles cuidem da saúde periodicamente. Tanto quanto as mulheres, os homens também passam por mudanças no organismo à medida que vão envelhecendo. Assim, em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (09), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá dicas e recomendações para uma vida mais longa e saudável.

Dados da Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GEPDI) da Sesa registraram 8.879 mortes e 71.403 internações de homens na rede pública de saúde, vítimas de diversas doenças, em 2008. De acordo com a chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento, Análise de Situação e Tendências em Saúde, Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani, dentre essas doenças, as que mais mataram estão relacionadas a problemas do sistema circulatório (897), como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão e obesidade; e as neoplasias malignas, ou seja, cânceres (609), principalmente os de próstata, pulmão e esôfago.

No ano passado, dos 897 óbitos de homens relacionados ao aparelho circulatório, 261 foram vítimas de infarto, no Espírito Santo. “Estas doenças são causadas, em sua grande maioria, cerca de 50%, por hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo, uso de álcool, sedentarismo e dieta inapropriada. Quanto às vítimas de cânceres do sexo masculino, somam 609, sendo a maioria o de próstata, com 42,3% dos casos”, destaca Maria Auxiliadora.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), no Sistema Único de Saúde (SUS), para cada oito consultas ginecológicas realizadas em 2008, foi feita apenas uma urológica. A orientação é de que os homens devem perder o receio e quebrar o preconceito de checar suas condições físicas.

Diagnóstico precoce

O câncer de próstata é a maior causa de morte por neoplasias entre homens, registradas em 2008, no Espírito Santo, com 258 casos, perdendo apenas para os tumores de pulmão (216) e esôfago (212). Todas estas doenças podem ser tratadas de maneira eficaz quando descobertas precocemente.

Dentre alguns métodos para diagnosticar o câncer prostático, está o exame de sangue para verificação da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) – glicoproteína produzida pela glândula – que em quantidade elevada pode indicar alguma anormalidade, nem sempre diagnosticada como câncer.

O exame mais eficiente para diagnóstico deste tipo de câncer, porém mais rejeitado pelos homens, é a palpação digital da próstata (toque retal), que é indolor e rápido. O procedimento deve ser realizado em homens a partir dos 40 anos e consiste na avaliação do tamanho do órgão, seus limites e características anatômicas habituais, que permite palpar algum nódulo suspeito, seguindo o protocolo do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os pais mais jovens, a partir dos 20 anos, também devem se preocupar com a saúde periodicamente, verificando níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (para descartar diabetes), atividade cardíaca e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). As consultas médicas e exames para estes tipos de doenças podem ser feitas pelo SUS. Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em seus municípios.

Confira os exames sugeridos para cada fase da vida do homem:

Para todos:

- Consultar periodicamente um médico, sempre realizando exames e diagnósticos.

- Controlar o peso e manter alimentação saudável, pois a obesidade aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

- Manter a vacinação em dia (contra rubéola, hepatite B, gripe, entre outras). A prevenção é sempre o melhor remédio.

- Conferir sempre a pressão arterial.

- Praticar exercícios físicos.

- Não fumar e evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas.

- Usar camisinha para prevenção de DSTs, como HIV, hepatites B e C, HPV, gonorreia, sífilis, herpes, entre outras.

A partir dos 20 anos:

- Avaliação de “pintas” (manchas no corpo).

- Controle de colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina e ureia.

- Realizar exames para prevenção de doenças hepáticas, cardíacas e hematológicas (como anemias).

A partir dos 30 anos:

- Além de seguir as dicas anteriores, os homens nesse período da vida devem procurar um oftalmologista.

A partir dos 40 anos:

- Manter as dicas acima e incluir outros cuidados, além de procurar um urologista e realizar exames para prevenção de problemas na próstata.

Dos 50 anos ou mais:
- Manter todos os tópicos acima e investigar neoplasias (cânceres).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard