28/05/2009 14h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa realiza oficina para implantação do Programa InovaHosp

Melhoria da qualidade da gestão hospitalar e garantia de atendimento à população. Esses são os principais objetivos do Programa de Melhoria na Qualidade da Assistência Hospitalar (InovaHosp), que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai implantar. Para dar início ao projeto, profissionais da área se reúnem, nestas quinta (28) e sexta-feira (29), no Hotel Eco da Floresta, em Domingos Martins, na Região Serrana do Estado.

Participam do encontro diretores, gerentes e coordenadores dos 13 hospitais próprios da rede estadual, do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) e do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes). Além destes, os gestores das quatro Superintendências Regionais de Saúde (SRS), representantes das Câmaras Técnicas Microrregionais e agentes de Controle, Avaliação/Auditoria dos municípios onde estão localizadas as unidades.

O primeiro dia do evento também contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, o subsecretário de Gestão Hospitar, Anselmo Dantas, a consultora da Rede de Urgência e Emergência, Adriana Mafra, a chefe do Núcleo de Normalização, Joana De Jaegher, dentre outros servidores da Sesa.

No encontro, que conta com a participação de cerca de 140 pessoas, estão sendo realizadas oficinas com palestras sobre os seguintes temas: Gestão de Qualidade nos Hospitais; A Experiência da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG): o Pró-hosp; A Experiência dos Contratos de Gestão com os Hospitais em São Paulo; e Contratos de Gestão: Fundamentos.

Os assuntos estão sendo abordados pela subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES/MG, Helidéa de Oliveira Lima, a consultora da SES/MG, Eliana Verdade – que ainda atua como consultora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) -, e pela consultora sênior da Sesa, Maria Emi Shimazaki.

As palestrantes abordaram o tema contando a experiência na secretaria de Minas Gerais e enfatizaram os principais pontos a serem trabalhados nas unidades capixabas, como foi destacado por Helidéia de Oliveira. “Os três principais aspectos para melhorar a qualidade do atendimento na rede hospitalar são a capacitação de pessoal, a implantação de ferramentas de gestão e o estabelecimento de um termo de compromisso”.

A oficina

Na oficina, serão ainda pactuadas e definidas metas qualitativas e quantitativas que estão contidas no Termo de Compromisso de Gestão Hospitalar (TCGH) entre os participantes inseridos no Programa Inovahosp. O TCGH e o Programa, elaborado pela Subsecretaria de Gestão Hospitalar da Sesa, foram discutidos numa pré-oficina de avaliação, realizada no último dia 06 de maio.

O TCGH regulamenta a gestão dos hospitais inseridos no Inovahosp, com a padronização de indicadores para melhoria da qualidade da gestão; adesão à política de humanização da assistência hospitalar e aos programas da Sesa; inserção nas redes de atenção; desenvolvimento de Recursos Humanos; implantação de sistema de custos; e desenvolvimento de protocolos clínicos.

A gerente de Gestão Hospitalar da Sesa, Jaqueline Moffatti, é a responsável pela apresentação do Programa Inovahosp durante a oficina. Ela explica que este tem o propósito de consolidar a oferta da atenção hospitalar nos polos macro e microrregionais do Estado.

“Nesse primeiro momento, por meio desta oficina, a intenção é analisar e fechar uma matriz definitiva do TCGH, para as unidades próprias,” ressaltou. Ela ainda destaca que, assim que pactuado e validado, o TCGH será assinado em aproximadamente 45 dias.

O Inovahosp foi criado para integrar a política de qualidade nos serviços de saúde hospitalar da rede pública, filantrópica e de ensino no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes dois últimos acontecem num segundo momento. “Vamos começar arrumando a casa”, acrescentou Jaqueline.




Inovahosp

O Programa de Melhoria na Qualidade da Assistência Hospitalar (InovaHosp) é um dos Projetos Estruturantes da Sesa, que visa a consolidação da oferta da atenção hospitalar em todas as regiões do Estado. Por meio do estabelecimento de metas, o Programa contribui para o desenvolvimento de um parque hospitalar no Estado, socialmente necessário e capaz de operar com eficiência, de prestar serviços de qualidade e que atenda às demandas da população capixaba, preenchendo os vazios assistenciais existentes e inserindo em redes integradas de atendimento a saúde.

O Inovahosp prevê ainda o monitoramento dos serviços, utilizando indicadores como ferramentas de grande importância, com informações que permitam aos gestores o acompanhamento dos processos e dos resultados. “O fortalecimento e a melhoria da qualidade dos hospitais ampliam a condição do acesso e otimizam os recursos para a atenção do cuidado”, disse a gerente.

De acordo com o Programa de Melhoria, a implantação deste novo sistema, estimula a descentralização da gestão com responsabilidade dos gerentes locais, melhora o controle sobre o desempenho quantitativo e qualitativo dos serviços prestados, incentiva a criação e utilização dos sistemas de informação gerencia, melhora a gestão da clínica, além de tornar as organizações mais transparentes e permeáveis ao controle social.

As estratégias de consolidação do Inovahosp passam pelas linhas assistencial, econômica, gerencial, educacional, parcerias com gestores locais e cooperação técnica horizontal.

O Termo de Compromisso de Gestão Hospitalar

O TCGH regulamenta a gestão dos hospitais inseridos no Inovahosp. A avaliação dessas unidades será baseada na apresentação de indicadores de eficiência e qualidade. Como exemplo pode-se destacar a redução do tempo médio de permanência, da taxa de infecção e mortalidade hospitalar, de cesarianas, do aumento da taxa de ocupação, entre outros.

Os resultados esperados com o novo sistema de gestão são: uma Rede Pública Hospitalar eficiente, com serviços resolutivos e de qualidade; a busca pela excelência dos hospitais próprios e filantrópicos, por meio de novas práticas gerenciais; capacitação e qualificação profissional; implantação do Acolhimento com Classificação de Risco; elaboração do Plano Diretor dos Hospitais; e ainda alcançar certificação e acreditação dos hospitais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard