27/04/2006 09h41 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

8ª Oficina do Pacto da Atenção Básica e da PPI da Vigilância em Saúde

Acontece nesta quinta-feira (27) e sexta (28) a 8ª Oficina do Pacto da Atenção Básica e da PPI da Vigilância em Saúde, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. A solenidade de abertura do evento será às 19h, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose. Os 78 municípios capixabas foram convidados.

PPI da Vigilância em Saúde

A União, por intermédio da Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, estabelece anualmente as metas e ações a serem desenvolvidas por Unidade Federada, respeitadas as especificidades estaduais, tendo como base fundamental a análise da situação epidemiológica de cada agravo.

A Programação Pactuada Integrada de Vigilância em Saúde (PPI-VS) propõe atividades e metas que visam fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, tendo como premissa básica o aumento da capacidade do município de assumir as atividades de notificação, investigação e confirmação laboratorial, imunização, sistemas de informação, vigilância ambiental em saúde e ações básicas de vigilância sanitária.

A PPI-VS também serve para que compromissos mínimos e fundamentais assumidos entre o Ministério da Saúde e os demais gestores do SUS, secretários Estaduais e Municipais de Saúde, na área de Vigilância em Saúde, possam ser objeto de efetiva programação e responsabilização conjunta.

Após discussão técnica de cada meta é definida a responsabilidade de cada nível (municipal e/ou estadual) na execução das ações. O pacto é encaminhado para análise e aprovação da Comissão Intergestores Bipartite, fórum que referenda o compromisso assumido pelos gestores, e ratificado pela Comissão Intergestores Tripartite.

Atenção Básica

O Pacto da Atenção Básica representa um instrumento das ações que são realizadas nos Municípios, onde os indicadores vêem revelar as qualidades dessas ações.

Indicações implantadas e associadas com a meta mobilizadora do Governo Estadual, no que se refere a diminuição da Mortalidade Infantil e materna, atenção a programas como Saúde da Mulher e da Criança, Hipertensão e Diabetes, Saúde Bucal, Tuberculose e Hanseníase, Coeficientes gerais da Cobertura de PACS/PSF e outros.