Secretário de Estado da Saúde faz última prestação de contas da gestão

Atender aos interesses dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi com esse objetivo que, nos últimos quatro anos, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se debruçaram sobre suas áreas de trabalho. O resultado de todo esse esforço foi detalhado pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na prestação de contas que ele realizou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória, nesta sexta-feira (23).
Mais do que ressaltar números, na apresentação, o secretário valorizou as pessoas que fazem o SUS funcionar. “É gente cuidando de gente. Tem um conjunto de pessoas cuidando diariamente de milhares de pessoas. A todos da Sesa e dos municípios capixabas eu quero agradecer a colaboração e o comprometimento com o SUS”, disse Oliveira.
Em entrevista à TV Assembleia após a prestação de contas, o secretário Ricardo de Oliveira afirmou que entrega a Secretaria de Estado da Saúde melhor do que a recebeu, tanto do ponto de vista da prestação de serviço quanto da gestão, mas salientou também que esta é a obrigação de todo gestor. “Cada gestão que chega ao governo tem que melhorar o que recebeu e entregar melhor do que recebeu. Eu tenho a satisfação de dizer que, quatro anos depois, nós melhoramos e ampliamos bastante a prestação de serviços de saúde”, avaliou.
Nesta última prestação de contas de sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira voltou a chamar a atenção para o subfinanciamento da saúde por parte do Governo Federal, um problema grave, na avaliação do secretário, porque tem sobrecarregado estados e municípios em todo o País.
“No ano passado, no nosso Fundo Estadual de Saúde, 76% dos recursos foram do Tesouro Estadual e 25% do Governo Federal. Alguém tem que pagar esta conta e esta responsabilidade está recaindo sobre o Governo do Estado e sobre os municípios capixabas. Foi por isso que o Estado do Espírito Santo investiu, em 2017, 18,75% da sua receita corrente líquida. Foi o maior investimento do País com recursos próprios na saúde, conforme o ranking que o Ministério da Saúde divulga. Estamos investindo isso tudo porque o Governo Federal está saindo fora do financiamento da saúde”, criticou Oliveira, que durante toda a gestão participou ativamente das discussões nacionais a respeito da saúde por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Durante a prestação de contas, o secretário também destacou que o trabalho em conjunto é o que dá resultado, e citou como exemplo a grande parceria que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu com os municípios capixabas para a reorganização da Atenção Primária e a estruturação da Rede Cuidar no âmbito da Atenção Ambulatorial Especializada. As unidades de atendimento ambulatorial especializado, que entraram em funcionamento na Região Norte (Nova Venécia), em 2017, e na Região Sul (em Guaçuí) e na Região Serrana (Santa Teresa), em 2018, estão garantindo aos usuários dessas regiões um atendimento resolutivo e mais perto de casa, fruto de muitas discussões e trabalho ao longo da gestão.
Confira, abaixo, alguns pontos da prestação de contas do secretário:
Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde
Entre 2015 e 2018, a Secretaria de Estado da Saúde entregou nove Unidades Saúde da Família (USF), um Pronto Atendimento (PA) e um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi). Todas essas instalações, construídas e mobiliadas com recursos do Governo do Estado, estão beneficiando 11 municípios capixabas que precisavam dessas estruturas para atender melhor a população em seu território.
Farmácia Cidadã Estadual
A Secretaria de Estado da Saúde fez intervenções substanciais em unidades da Farmácia Cidadã Estadual em 2018. Foram entregues novas unidades da Farmácia em Vila Velha e em Vitória, ambas com muito mais espaço físico e conforto para atender os usuários, e a previsão é de que ainda neste ano seja inaugurado o novo espaço da Farmácia Cidadã Estadual em Cachoeiro de Itapemirim. As unidades de Vitória e Vila Velha, e também as de Cariacica e Serra, passaram a atender com horário agendado, o que reduziu o tempo de espera para atendimento nestes serviços de 3 horas, em média, para 45 minutos. O índice de cobertura de medicamentos, que mostra a porcentagem de medicamentos que a Secretaria de Estado da Saúde mantém disponível para a população por meio da Farmácia Cidadã Estadual, subiu de 96%, em 2017, para 97% em 2018, e continua entre os melhores do País.
Leitos
Nos últimos quatro anos, a Secretaria de Estado da Saúde entregou um total de 552 novos leitos. O Hospital Estadual Infantil de Vitória, por exemplo, tinha 171 leitos em 2016. Em 2018, chegou a 332 leitos, e grande parte deles estão localizados no novo pronto-socorro, aberto em 2017 em instalação anexa ao Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira. Com as obras que estão previstas para iniciar em 2019, na sede localizada em Santa Lúcia, mais 58 leitos serão entregues neste hospital, que também ganhará oito consultórios gerais e um novo ambulatório de referência em fibrose cística com quatro consultórios.
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha, que passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização em outubro de 2017, o pronto-socorro entrou em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. A unidade ganhou também 46 leitos em 2017, 10 deles de saúde mental infantojuvenil, que até então não existiam na rede pública do Estado.
No Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, eram 189 leitos em 2016. Em 2018, chegou a 246. O hospital está recebendo várias intervenções, entre elas, um novo centro cirúrgico com seis salas está sendo construído. Já no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, localizado em São Mateus, o número de leitos saiu de 222, no ano de 2015, para 269 em 2018.
Para acessar a prestação de contas completa, clique aqui.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643