20/10/2009 15h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Ações municipais de combate à dengue podem ser divulgadas no site da Sesa

Os 78 municípios capixabas agora podem contar com mais uma ferramenta para o enfrentamento da dengue. Eles ganharam um espaço no site ‘ES enfrentando a Dengue’, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para divulgação das suas ações de mobilização no combate à doença.

Segundo a referência técnica da Sesa, Flávia Selestrino, em reuniões realizadas com as equipes municipais de Educação em Saúde foram pactuadas várias ações. Dentre elas, o envio das informações sobre as mobilizações já realizadas ou que ainda vão acontecer nos municípios. “Esta ‘agenda unificada’ permite a troca de informações entre os municípios e os incentiva a entrar na campanha”, acrescenta.

Flávia Selestrino explica que durante as reuniões também foram debatidas a formação ou reativação dos comitês municipais de Mobilização Contra a Dengue e a capacitação dos agentes de saúde e de combate a endemias para que também atuem como educadores no exercício de suas funções.

Para divulgar as ações de mobilização no site da Sesa, os municípios podem encaminhar os projetos por meio do endereço eletrônico da Coordenação Estadual de Educação em Saúde (fselestrino@saude.es.gov.br). Já para quem tem o interesse em conhecer essas ações pode acessar o www.saúde.es.gov.br, entrar no link ‘ES enfrentando a Dengue’, clicar em ‘Enfrentando a dengue’, depois em ‘Ações em desenvolvimento’ e escolher a opção desejada.

Projetos e adesão

Três municípios já encaminharam seus planejamentos de ações de mobilização no combate à dengue para publicação e divulgação no site da Sesa. Conceição da Barra, Linhares e Guarapari começaram a projetar os trabalhos que serão realizados nos próximos meses dentro dos quatro eixos estratégicos de controle da doença pactuados entre Estado e municípios: Vigilância Epidemiológica, Mobilização e Comunicação, Controle do Vetor e Assistência.

Em Linhares, no Norte do Estado, o projeto já prevê ações para todo mês de outubro. Dentre elas, estão as visitas domiciliares em imóveis localizados em bairros onde houve maior índice da doença; palestras nas escolas públicas municipais e estaduais, em empresas e indústrias; e reuniões com enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, buscando uma maior integração junto aos agentes de combate a endemias.

Já em Conceição da Barra, também no Norte do Espírito Santo, ainda este mês, será realizado o ‘Dia de Controle da Dengue’, com a montagem de estandes decorados com possíveis criadouros de mosquitos e exposição de material utilizado no programa de combate ao Aedes aegypti (larvicida, inseticidas e equipamentos de trabalho), além de distribuição de panfletos, folders, entre outros materiais educativos. Também serão expostos manequins vestidos com os uniformes dos agentes de vigilância ambiental para que a população saiba reconhecê-los nas visitas às residências.

Neste mesmo dia, o município também realizará mutirão de limpeza em casas e terrenos baldios, para a retirada de objetos que possam ser criadouros de mosquito. Para finalizar, ainda haverá a circulação do carro fumacê, pelas ruas da cidade.

Cidade Saúde

Em Guarapari, a prefeitura enviou o projeto das ações de mobilização para a ‘Semana de Mobilização Contra a Dengue’, que será realizada no período de 02 a 09 de novembro. Dentre as ações estão: panfletagem nos transportes coletivos com a participação da população e agentes de combate ao vetor; carros de som lembrando o papel de cada um nessa campanha; os manequins das lojas deverão estar vestindo camisetas orientando o combate à doença e as vitrines abordando o tema; e todas as escolas municipais desenvolverão atividades alusivas à campanha, como utilização de material fornecido pela prefeitura, realização de caminhadas, teatros, e gincanas pelas ruas dos bairros onde estão inseridas.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda conta com os meios de comunicação local para cobertura de todos os eventos e também para alertar a população permanentemente sobre a importância do comprometimento de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue. Nos bairros com maior número de notificações, serão afixadas faixas com o número de casos ocorridos naquela localidade, os imóveis que possuírem casos de dengue serão identificados por cartazes (não obrigatório) e formação de agentes mirins.

Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Fernanda Porcaro/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann