16/08/2013 12h08 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Agosto Azul: Sesa promove caminhada e espaço de vida saudável neste domingo (18)

Para chamar a atenção do público masculino para a importância de adotar hábitos mais saudáveis de vida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove neste domingo (18), na Praia de Camburi, em Vitória, uma caminhada e um espaço de vida saudável, das 08 às 12 horas, com serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientação nutricional com medição de Índice de massa corpórea; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com incentivo ao uso de preservativo; dicas de saúde bucal e sobre os malefícios do cigarro.

O evento, em parceria com a Prefeitura de Vitória, faz parte das comemorações do Agosto Azul, mês dedicado a fortalecer as ações de promoção à saúde do homem. A concentração para a caminhada está marcada para começar às 08 horas, em frente ao espaço de vida saudável montado com tendas, em frente ao píer de Iemanjá. De lá, os participantes seguirão até a Avenida Adalberto Simão Nader. As tendas de serviço permanecerão funcionando até o meio-dia.

As equipes dos programas estadual e municipal de Controle do Tabagismo estarão presentes no evento e realizarão teste com monoxímetro (também conhecido como bafômetro de cigarro) para verificar taxa de monóxido de carbono no organismo, como forma de estimular as pessoas a pararem de fumar. Também haverá outras ações educativas: agentes de trânsito de Vitória abordarão a prevenção de acidentes, uma das principais causas externas de mortalidade.

Para a enfermeira da Sesa Rosa Montenegro, referência técnica estadual da Saúde do Homem, o evento é mais uma oportunidade de despertar a atenção do homem para atitudes de cuidados que podem fazer diferença na sua qualidade de vida.

“O homem vive, em média, sete anos menos que as mulheres. Eles estão mais propensos a acidentes de trabalho, a acidentes de trânsito, a mortes por causas externas, principalmente o homem jovem”, observa a enfermeira.

Rosa Montenegro aponta que a mulher de uma forma geral se cuida mais e tem um papel importante no incentivo de seus companheiros, filhos e pais de buscarem orientação para mudança de hábitos. “Sabemos que o homem é mais resistente a buscar os serviços de saúde e contamos com essa motivação feminina. Que as mulheres compareçam e tragam seus maridos, namorados para participar do evento”, convocou.

A enfermeira da Sesa lembrou que ao longo deste mês cada município capixaba vem desenvolvendo, de acordo com sua realidade, atividades que estimulem o homem a se cuidar e procurar orientação nos serviços de saúde. O público-alvo da campanha está na faixa etária entre 20 e 59 anos.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. Apontam também que os homens desenvolvem mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tem mais tendência à obesidade e não praticam atividades físicas com regularidade. Apesar disso, resistem a buscar ajuda profissional.

Você sabia que os homens:

– Praticam atividade física com menor regularidade;
– Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
– Geralmente têm medo de descobrir doenças;
– Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
– Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (ocupam profissões de maior risco como eletricista, bombeiro, motorista e em áreas da construção civil, por exemplo);
– Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
– Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
– Vivem em média sete anos a menos que as mulheres.
Fonte: Ministério da Saúde.

Serviço:
Agosto Azul – caminhada e espaço de vida saudável
Data: domingo (18)
Horário: 08 às 12 horas
Local: Praia de Camburi (em frente ao píer de Iemanjá).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard