15/01/2013 09h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Álcool e drogas: Estado inaugura quatro centros especializados em 2012

Pessoas que sofrem com o uso e abuso de álcool e outras drogas nas Regiões Norte, Sul e Serrana, do Espírito Santo passaram a contar, em 2012, com quatro novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSad). Essa iniciativa prevê a recuperação dos pacientes por meio de um tratamento alternativo às internações, promovendo a reinserção na sociedade e fortalecimento dos laços familiares.

Os CAPSad foram financiados com o repasse total de R$ 3,2 milhões, feito pelo Governo do Espírito Santo para os municípios de Colatina, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Maria de Jetibá. Além das obras, os recursos incluem ainda aquisição de equipamentos. Em contrapartida, as administrações municipais disponibilizam o terreno e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais.

Juntos, os quatro Centros de Atenção Psicossocial têm capacidade de receber até 735 pessoas por mês, entre adolescentes e adultos em situação de risco. Como não há internação, o tratamento é feito durante os dias de semana, geralmente em horários comerciais, incluindo atendimento personalizado, oficinas terapêuticas, medicação e atenção familiar.

O serviço é referência para dependentes de drogas que moram nas regiões dos municípios onde estão localizados os CAPSad, facilitando o acesso, que pode ser feito diretamente, sem necessidade de encaminhamento. Uma vez lá, é feita uma avaliação por uma equipe interdisciplinar que, junto com o paciente, definirá o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um.

O espaço físico de cada uma das Unidades é de 603 m² de área construída, que abriga quatro consultórios, repouso com dois leitos para desintoxicação, auditório para 50 lugares, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo e espaço aberto para atividades livres.

Os CAPSad fazem parte de um conjunto de 12 Centros que estão sendo construídos pelo Governo, nos quais estão sendo investidos R$ 12,9 milhões, beneficiando 2,7 mil usuários.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/ 3636-8334/9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard