30/11/2004 16h12 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Amanhã é dia de luta contra a Aids

Nesta quarta-feira (1º), é o Dia Mundial da Solidariedade e do Respeito com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids, “O Dia Mundial de Luta Contra Aids”. Neste ano, o foco central da mobilização está no sexo feminino, com o tema “Mulher: sua história é você quem faz”.

A Coordenação Estadual de DST e Aids da Sesa preparou uma semana repleta de eventos e atividades em comemoração a data. Durante todo o dia desta quarta-feira (1º) acontecerá a “ExpoAids” no pátio da Secretaria Estadual de Saúde, em Bento Ferreira, Vitória.

De acordo com Evandro Ferrete, da coordenação, o evento acontecerá também em diferentes pontos no Estado. “Será realizado um trabalho de prevenção e educação com a exposição de dados e informações sobre a Aids e, ainda, distribuição de panfletos, camisetas e camisinhas”, explicou Evandro.

A programação, que começou no último domingo (28), com a realização da 2ª Caminhada de Luta Contra a Aids, segue com atividades até domingo (5), em todo o Espírito Santo, numa parceria entre a Coordenação Estadual de DST e Aids da Sesa e as secretarias municipais de Saúde.

Mulher

Quase metade das pessoas que vivem com HIV no mundo são mulheres. No Brasil, o número de casos de Aids entre os homens ainda é maior, mas, nos últimos anos, a epidemia vem crescendo entre as mulheres.

No Espírito Santo, nos últimos dois anos, verificou-se um número maior de novos casos entre as mulheres, do que entre os homens. De acordo com Sandra Fagundes, coordenadora do Programa de DST e Aids da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), “na faixa etária de 15 a 25 as mulheres já representam o dobro de infectados”, disse.

A dificuldade de acesso à educação e à informação; a violência; a pobreza e a dificuldade na negociação do uso do preservativo, são os principais motivos do aumento de casos de Aids no sexo feminino.

“Importantes atitudes devem ser tomadas para que possamos mudar o rumo dessa história. Andar com camisinha na bolsa, fazer o exame de Aids e usar o preservativo feminino, são algumas delas”, alertou Sandra.

Casos

No Espírito Santo, de 1985 até setembro de 2004, somam-se 4.025 casos de Aids notificados à Coordenação Estadual. Destes, 2.616 (65%) representam o sexo masculino e 1.409 (35%), o sexo feminino. A média é de 347 pessoas infectadas por ano no Estado.

A faixa etária com maior incidência é a de 25 a 49 anos (72,8%), sendo que, na faixa etária de 13 a 29 anos, na comparação com os períodos de 1994-1998 e 1999-2004, houve uma queda de 19% no número de casos. Neste período de idade, a incidência entre as mulheres é 40,8% maior em relação aos homens, no período de 1999-2004.

A principal categoria de exposição é a sexual, com 62,7%. Um dado importante é que, desde o ano de 1999, não há notificação de pessoas contaminadas por transfusão sangüínea, demonstrando a qualidade do sangue transfundido no Estado.

Houve queda também nos casos de pessoas infectadas devido ao uso de drogas injetáveis. Entre o sexo masculino somam 378 casos (15,2%) e 117 (9,2%) entre as mulheres. Comparando-se os períodos de 1994-1998 e 1999-2004 observa-se uma queda de 55,1% entre os homens e de 14,3% entre as mulheres.

1/12 – Quarta-feira
8 horas – Tenda Exposição e Teatro com tema CTA e Aids, Praça do Bradesco, Guarapari
8 horas – Pedágio e sensibilização nas escolas, murais nas unidades de saúde, laços na praça, vários locais de Alegre
8 horas – Caminhada com café da manhã e 1ª Gincana Municipal de Aids, Praça São Pedro, Anchieta