18/11/2005 12h37 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Assinada ordem de serviço para a reforma do Crefes

O Secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, juntamente com vice-governador, Lelo Coimbra, assinaram na manhã desta sexta-feira (18), a ordem de serviço para reformas no Centro de
Reabilitação Física do Espírito Santo, em Vila Velha.

Durante a solenidade, o secretário de Saúde falou da importância do investimento de R$ 455 mil na unidade, que permitirá reforma da cozinha, auditório, telhados, refeitório, banheiros ambulatoriais, além da adequação do Pólo de Audiologia, e garantiu novos investimentos.

“Este Centro é referência estadual na prestação de serviços como ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia e outros. Antes do Crefes, a população capixaba que precisava desse atendimento qualificado não encontrava no Estado. Por isso, o governo Paulo Hartung está empenhado em melhorar cada vez mais o atendimento a essas pessoas. Com certeza muitos outros investimentos virão”, garantiu o secretário.

Participaram da solenidade, a secretária de Infra-estrutura e Transportes, Rita Camata o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Pereira, o ex-senador, Élcio Álvares e vereadores de Vila Velha.



Crefes

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), fundado em 22 de fevereiro de 1979, atende a cerca de 400 pessoas diariamente, de todo o Estado, inclusive Sul da Bahia

É referência estadual na prestação de serviços como: ortopedia, fisioterapia, otorrinolaringologia, urologia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e dietética, educação física, odontologia, radiologia e medicina do trabalho.

O Centro oferece gratuitamente próteses, órteses, colete, muleta, cadeira de rodas, cadeira de banho, bota, prótese mamária e palmilha aos usuários SUS.

Uma prótese mais simples custa, em média, R$ 1.200,00, de acordo com a tabela do SUS, podendo chegar até cinco mil reais, de acordo com a prótese. A Unidade de Trabalho de Órtese e Prótese (UTOP) do Crefes fabricou, só em 2004, mais de mil peças.

Mais de 200 próteses mamárias de silicone já foram entregues a mulheres que realizaram mastectomia. A demanda vem, em sua maioria, do Hospital Santa Rita e nenhuma paciente fica sem atendimento.

Além disso, o Crefes desenvolve importantes atividades como o Projeto “Pé na Valsa”, que utiliza a dança no tratamento aos pacientes com seqüelas limitantes

Tem, ainda, o Basquete com Cadeirantes, treinamento realizado com atletas deficientes. O Crefes possui oito cadeiras especiais para prática do basquete e é referência nesse trabalho tendo, inclusive, alguns nomes que já fizeram ou fazem parte de equipes profissionais de basquete.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard