09/12/2010 07h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Aumento no número de transplantes de órgãos no Estado será um dos temas de congresso

O transplante de órgãos avança a cada ano no Espírito Santo. De janeiro a novembro deste ano, foram realizados 299 procedimentos, contra 211 feitos no mesmo período de 2009, um aumento de 42%. Este é um dos assuntos a serem apresentados durante o 2º Congresso Capixaba de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, que será promovido pela Associação Pró-Vidas Transplantes em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre esta quinta-feira (09) e o próximo sábado (11), no Centro de Convenções de Vitória.

Um dos destaques no desempenho capixaba fica por conta dos oito transplantes de coração realizados este ano. O número é um recorde registrado pela Central de Captação de Órgãos da Sesa que, desde quando foi criada em 1999, nunca havia notificado tantos casos. Em 2009, o Espírito Santo teve apenas um transplante desse tipo.

De acordo com dados da Central, houve aumento na maioria dos tipos de transplantes registrados no Estado (córneas, rim/cadáver, fígado, coração e medula óssea), com exceção apenas do transplante de rim de doadores vivos.

“Conseguimos reduzir a perda de doador por negativa familiar, ou seja, melhoramos a abordagem à família. Em 2010, atingimos a marca de 17 doadores por milhão de habitantes e estamos acima da média nacional, que é de 11”, comemora a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Sesa, Rosemery Erlacher.

Congresso

O Congresso, que será aberto oficialmente às 18 horas desta quinta (09), vai reunir um público de aproximadamente 450 pessoas, entre representantes dos Centros de Transplantes, coordenadores intra-hospitalares, equipes e médicos de todas as áreas de transplantes (medula óssea, córnea, rim, fígado e coração).

O evento reunirá nomes de referência nacional como o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Dra. Maria Ignez Zanetti Feltrim, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), e o Dr. Joel de Andrade, da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) do Paraná.

Programação

Durante o Congresso, será realizado ainda o 1º Simpósio Nacional de Prevenção, Diagnóstico Precoce e Tratamento das Hepatites B e C, o 1º Simpósio de Atualização Interdisciplinar em Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, a 2ª Jornada Multisciplinar Acadêmica, o 2º Simpósio Capixaba de Anestesiologia em Transplantes de Órgãos e o 1º workshop de Hemocentros do Espírito Santo.

A coordenadora do CNCDO-ES, Rosemery Erlacher, apresentará uma palestra sobre Legislação de Transplantes e Logística de Captação de Órgãos. A programação completa pode ser conferida no site: (www.providastransplantes.com.br).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas também pelo site do congresso. O valor da inscrição é uma lata de leite em pó ou R$ 10,00, a serem entregues na recepção do evento.

Desempenho

O aumento da realização de transplantes no Estado é atribuído à melhoria na logística do transporte dos órgãos, de acordo com Rosemery Erlacher. “Contamos hoje com dois veículos e parceria para utilização do helicóptero da Polícia Militar, o que diminuiu o tempo de isquemia e melhora a qualidade do órgão ofertado ao paciente”, ressalta.

Ela destaca ainda o trabalho da equipe da CNCDO e das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e Laboratório de Histocompatibilidade e Genética (LIG).



O desempenho atual do Estado o coloca na terceira colocação nacional quando se analisa o número destes procedimentos realizados por milhão de habitantes. Em 2002, o Estado encontrava-se na 21ª posição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard