19/04/2007 10h41 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Banco de Leite do Hospital Dório Silva sofre com baixa de doadores

Há aproximadamente um mês e meio, o Banco de Leite do Hospital Dório Silva (HDS) sofre com uma diminuição na coleta do leite materno. O problema, relacionado à baixa procura de doadoras, compromete o atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo Neo-Natal (UTIN) do hospital, que atualmente recebe 10% do volume de leite anteriormente captado.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite do Dório Silva, Regina Costa, a falta de leite materno também se estende a outros hospitais da Grande Vitória, como o Dr. Alzir Bernardino Alves (Hiaba), da Polícia Militar (HPM), Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) e a Santa Casa de Misericórdia.

O Banco de Leite do HDS é referência estadual, pois é responsável pela capacitação de profissionais para trabalhar na área ou na organização outros bancos. Além disso, na unidade é feita a coleta e pasteurização, além da distribuição do leite entre os recém-nascidos.

A captação pode ser feita no hospital ou em casa. No primeiro caso, basta a doadora comparecer ao Dório Silva e procurar o Banco de Leite. Se a pessoa não puder ir até lá, três vezes por semana (terças, quartas e quintas-feiras) o HDS disponibiliza um carro responsável por passar na casa das mulheres para a coleta. Em ambas as situações, deve ser marcado um horário pelo telefone 3138-8905.

Para ser doadora, a mãe deve ser saudável, estar com excesso de leite e não fazer uso de medicamentos. A extração é fácil, pode ser feita manualmente e, de acordo com Regina, todas as mulheres que ligam para o hospital para marcar um horário, recebem instruções para retirar o leite (leia o quadro abaixo).

Na primeira vez, as doadoras devem prender o cabelo e usar uma proteção no nariz e na boca no momento da extração. No entanto, quando o carro do hospital passar para recolher o leite, os enfermeiros deixam máscaras, toucas e vidros estéreis com as mães. Para conservar o alimento, ele deve ser armazenado e refrigerado. O leite cru dura até 12 horas na geladeira ou 15 dias no freezer. O pasteurizado pode ser congelado por seis meses ou mantido por 24 horas na refrigeração.


Instruções para a doação

* Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou maionese);
* Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco) em uma panela cobrindo todo o vidro com água, por 5 minutos (tempo contado a partir da fervura);
* Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna dele;
* Lave as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão em abundância;
* Lave o peito apenas com água antes de iniciar a coleta;
* Seque as mãos e as mamas com toalha limpa;
* Reserve um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite;
* Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias;
* Evite conversas durante a retirada do leite.

Outros hospitais do Espírito Santo onde a coleta de leite é feita

- Santa Casa de Misericórdia: Tel.: 3322-0074/ Ramal 246
- Hospital da Polícia Militar. Tel.: 3132-1618
- Hospital das Clínicas. Tel.: 3335-7377
- Hospital Infantil de Vila Velha. Tel.:3289-5945
- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Tel.: (28) 3521-7045
- Hospital São José de Colatina: (27) 3722-4977

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard