01/10/2008 10h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Bancos de Leite do Estado mobilizam mães no Dia Nacional de Doação de Leite Humano nesta quarta (01)

Nesta quarta-feira (01), é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Os Bancos de Leite Humano (BLHs) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitam a data para incentivar as mamães a doarem leite. Atualmente, os estoques dos dois BLHs do Estado, que pertencem ao Hospital Dório Silva (HDS) e ao Hospital e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), estão em baixa.

Atualmente, o estoque do banco do HDS possui leite suficiente para suprir apenas a demanda interna. É importante que o Dório Silva mantenha estoque em alta, pois a unidade é referência no atendimento de gestantes de alto risco que possuem bebês em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utins).

A coordenadora do BLH do Hospital, Lúcia Marina Abrantes Samú, explica que, no mês de setembro, 49 mulheres fizeram doações, que ao todo representam 12,5 litros. “Mas, mesmo assim, essa quantidade é pequena para a procura que há no BLH. Por isso, é importante sensibilizar as mães para doar leite, ajudando outras crianças”.

No Himaba, a situação é parecida. No mês de setembro, foram registradas doações de 25 mulheres. “Nosso estoque conta, hoje, com 6,5 litros, o que não dá para atender satisfatoriamente”, comenta a coordenadora do Banco de Leite da instituição, Rosa Albuquerque. O Hospital Infantil de Vila Velha também oferta leitos de Utins para recém-nascidos.

Doação

Toda mulher saudável com excesso de leite, que não use medicamentos que impeçam a doação, deve doar leite. O gesto contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhora da qualidade de vida dos bebês beneficiados.

O leite materno doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização no BLH, é distribuído com qualidade certificada aos bebês gravemente enfermos internados nas Utins. O leite humano, além de fornecer nutrientes da mais alta qualidade, também confere proteção contra infecções e alergias.

Os receptores do leite humano pasteurizado são na sua maioria recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, ainda mais vulneráveis que os demais recém-nascidos, com isso a doação de leite humano se torna de suma importância para o desenvolvimento e sobrevivência destes bebês.

Bancos

No Estado, há sete bancos de leites na Grande Vitória e no interior. Já o País, dispõe de uma rede com 193 bancos e 38 postos de coleta. A mãe interessada em entregar o leite, coletado por ela em casa, diretamente ao banco de leite deverá congelar o produto. O frasco deve ser colocado em caixa de isopor sem gelo.

É possível ligar para o banco de leite mais próximo de casa, para que haja recolhimento. Ao retirar o leite do peito, a mãe mantém a produção e faz com que o filho se alimente corretamente.

Serviço:

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves está aberto a receber novas doadoras. Ele é o único da Grande Vitória que funciona todos os dias das 8 às 5 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. O endereço é Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

O BLH do Hospital Dório Silva funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O endereço é Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra.

Bancos no Estado:

- BLH do Hospital Dório Silva, Laranjeiras, Serra. Tel.: 3138-8905;
- BLH do Hospital da Polícia Militar, Bento Ferreira, Vitória. Tel.: 3137-1618;
- BLH do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), Maruípe, Vitória. Tel.: 3335-7377;
- BLH da Santa Casa de Misericórdia, Vila Rubim, Vitória. Tel.: 3322-0074;
- BLH do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), Soteco, Vila Velha. Tel.: 3380-9493;
- BLH do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro. Tel.: 3521-7045;
- BLH do Hospital São José, Centro, Colatina. Tel.: 2102-2136

Antes de doar, tome alguns cuidados:
- Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de maionese);
- Ferva os vidros e as tampas (sem o papel branco) em uma panela, cobrindo todo o vidro com água, por 15 minutos (tempo contado a partir do início da fervura);
- Deixe os vidros escorrerem em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas;
- Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão em abundância;
- Lave o peito apenas com água antes de iniciar a coleta;
- Seque as mãos e a mama com toalha limpa;
- Reserve um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite;
- Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias;
- Evite conversas durante a retirada do leite (use máscara);
- Prenda os cabelos (use touca).

Técnica para a retirada do leite:

- Massageie as mamas com os dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura) para o corpo;
- Coloque o polegar acima da linha onde acaba a parte escura do peito e os dois primeiros dedos abaixo. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Tente aproximar a ponta do polegar com os outros dedos até sair o leite;
- Despreze os primeiros jatos. Em seguida, abra o vidro e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima;
- Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a ordenha, feche bem o vidro;
- Para completar o volume de leite do frasco que já está no congelador, utilize um copo de vidro previamente esterilizado (fervido 15 minutos) e seco (escorra em um pano limpo);
- Coloque o leite recém-coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou congelador. Guarde imediatamente;
- Esse procedimento deve ser repetido até faltar aproximadamente dois dedos para encher o frasco;
- Anote na tampa a data em que iniciou a coleta e guarde o vidro no congelador da geladeira ou no freezer por até 15 dias;
- Antes de completar 15 dias do início da coleta, entre em contato com o banco de leite humano mais próximo de sua casa;
- Todo leite coletado e doado é analisado, pasteurizado e submetido a controle de qualidade.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard