25/11/2014 15h45 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Cachoeiro de Itapemirim recebe seminário sobre segurança do paciente nesta quarta

O Centro Estadual de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, promove nesta quarta-feira (26) o I Seminário de Segurança do Paciente, que vai reunir gestores e demais profissionais de saúde da região para discutir esse tema que desafia diariamente quem trabalha na área.

O evento, organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do CAPAAC, é aberto para estudantes e será realizado das 08h às 17h, no auditório da instituição – Av. Leopoldino Smarzaro, nº 17, bairro Monte Cristo.

Segundo a enfermeira Vera Brites, do NSP do CAPAAC, o seminário vai colocar em debate os desafios das instituições e dos profissionais de saúde na implantação dos núcleos de segurança do paciente, e a intenção é que o evento sirva como espaço de discussão colaborativa.

A implantação do NSP nas instituições de saúde é uma medida prevista na Portaria 529 do Ministério da Saúde, publicada em abril do ano passado. Ela vale para todos os hospitais, mas ganha contornos diferentes no âmbito da saúde mental.

“Imagine falar de segurança do paciente considerando todas as patologias da saúde mental. São pacientes diferenciados porque exigem estratégias que devem garantir um alto nível de cuidado dentro de situações complexas”, ressalta o médico Celso Gonçalves, do NSP do CAPAAC.

Ele diz que entre os grandes desafios da segurança do paciente em saúde mental estão, por exemplo, a proteção da integridade dessas pessoas, evitando quedas e autoagressão; a garantia da higienização das mãos também pelos pacientes, o que evita a infecção hospitalar; e a identificação, que é um dos itens checados pelo profissional de saúde antes da administração de um medicamento.

Apesar de a identificação com nome, idade e outros dados ser feita com uma pulseira difícil de ser retirada, o médico explica que o paciente pode morder o acessório de segurança até soltá-lo do braço. Por isso é feito um monitoramento dos pacientes, o que permite, por exemplo, antecipar uma possível medida de segurança caso seja percebido algo anormal.

“Antes da portaria ministerial, é claro que existiam medidas para segurança do paciente, mas não havia um grupo comprometido com o monitoramento dessas ações”, salienta o médico Celso Alvarenga, que considera a portaria um marco significativo para a saúde.

Sobre o CAPAAC

O CAPAAC é referência em saúde mental na rede pública de saúde da região Sul do Espírito Santo. Especializado em psiquiatria para atendimento de urgência e internação de curta permanência, o Centro atende pacientes adultos com transtornos mentais graves.

O CAPAAC funciona 24 horas por dia e possui 35 leitos de internação (22 masculinos e 13 femininos). O espaço conta com um pronto-socorro psiquiátrico, que dispõe de acolhimento com classificação de risco.

Programação

8h – Recepção dos participantes e entrega das credenciais
9h – Abertura oficial
9h40 – Segurança do Paciente: Por que implantar o Núcleo de Segurança do Paciente? – Palestrante: Priscilla Santos de Oliveira Rocha, coordenadora do NSP da Superintendência Regional Sul da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
10h10 – Coffee break
10h25 – Mesa-redonda: Segurança do Paciente Psiquiátrico – Como fazer?
11h30 às 13h30 – Intervalo para o almoço
13h40 – Identificação dos pacientes – Palestrante: enfermeira Ana Carolina Abdala Duarte Calvi, da Sesa
14h20 – Lavagem das mãos – Palestrante: Flávia Batista Portugal, do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária da Sesa
14h40 – Segurança do Paciente x Infecção Hospitalar – Palestrante: enfermeira Ângela Lourenço Lopes Rodrigues, do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária da Sesa
15h20 – Protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente em Hospitais Psiquiátricos – Palestrante: Flávia Batista Portugal, do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária da Sesa
16h – Entrega dos certificados
16h30 – Coquetel de encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Texto: Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard