23/10/2012 07h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Cachoeiro ganhará unidade do Hemocentro, a primeira da Região Sul

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) construirá, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do ES, uma nova unidade do Hemocentro, em Cachoeiro de Itapemirim, a primeira da Região Sul. A liberação de recursos para a obra está sendo tratada com o coordenador da Política de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, que está no Estado nesta terça-feira (23). Essa será a sexta unidade a compor a hemorrede da Sesa e contribuirá para reforçar os estoques de sangue, que vêm enfrentando baixa em todos os grupos sanguíneos, situação idêntica a de outros estados do País.

Nesta manhã, Guilherme Genovez se reuniu com o secretário Tadeu Marino, subsecretário de saúde Aloísio Calve e diretores do Hemoes. À tarde, a partir das 13h30min, fará uma visita à unidade do Hemocentro em Vitória, onde conhecerá a instituição e acompanhará os trabalhos desenvolvidos no órgão visando à melhoria do atendimento à população nas áreas de Hemoterapia e Hematologia. Entre eles estão o incremento no atendimento dos pacientes hemofílicos e portadores de anemia falciforme, e o incentivo à doação voluntária de sangue, com campanhas e ações externas.

O diretor do Hemocentro da Sesa, Antonio Peçanha, destaca que essa é a primeira vez que o coordenador nacional vem ao Estado. “A presença do coordenador é um incentivo e um apoio às ações de doação voluntária de sangue, considerando o potencial existente em nosso Estado”, afirmou.

O novo hemocentro deverá ser construído no próximo ano ao lado da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro. “A construção deste hemocentro irá fortalecer o serviço e aumentar a cobertura da hemorrede no Espírito Santo”, afirmou Guilherme Genovez. Atualmente, o Sul do Estado é atendido pela rede complementar privada.

Hemorrede

O Estado conta hoje com cinco unidades que compõem a hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus. Elas são responsáveis por abastecer os hospitais que atendem pelo SUS no Espírito Santo.

As unidades vêm sofrendo frequentemente com baixos estoques de sangue e necessitam de doadores voluntários constantes, para manter, assim, os estoques num nível sempre satisfatório.

Mesmo sendo um ato simples, que dura em média 40 minutos a uma hora (sendo 4 a 10 minutos de coleta), e que não traz nenhum problema para o doador, o número de pessoas que se predispõe a doar sangue tem sido inferior ao adequado para manter as necessidades tranfusionais da rede Hospitalar Pública.

Somente o Hemocentro de Vitória recebe uma média diária de 60 a 70 doações, quando o ideal seriam 120. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450 ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de alguém. Uma bolsa pode beneficiar até três pessoas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard