Café da manhã especial reúne doadores no Hemoes
A data, comemorada neste domingo (25), está sendo lembrada até o final do mês por hemocentros de todo o Estado e também do País.
Uma mesa com bolos, biscoitos e outras delícias foi montada na sede do Hemoes, em Vitória. Além do lanche reforçado, os voluntários do dia ganharam brindes. A maior recompensa, no entanto, é saber que um gesto simples pode salvar uma vida.
“É a primeira vez que faço a doação. Estou super à vontade. Não dói nada, é rápido e ainda fico feliz sabendo que ajudei alguém”, afirma o voluntário, Elizeu Pinto da Fraga, 25 anos.
Para a equipe do Hemoes, o dia também foi especial. “O trabalho de equipe é fundamental. Todos aqui se esforçaram, e se esforçam todos os dias, para estimular as doações e manter a qualidade do serviço prestado à população”, salientou a coordenadora do serviço de captação do Hemoes, Sâmia da Penha Sechim.
Unidade Móvel estará em faculdade
Além do café da manhã, o Hemoes está intensificando as coletas externas desde o início da semana. Até o fim do mês, a Unidade estará em vários pontos do Estado como supermercados, proximidades de unidades de saúde, centros comunitários, empresas e faculdades.
Nesta sexta (23), a coleta externa aconteceu ao lado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus. Neste sábado (24) ela estará em frente ao portão do estacionamento da Faesa (Campus I), no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória. A visita foi agendada pela instituição, que mobilizará doadores.
Por que doar?
Doar sangue é doar vida. A doação é rápida, fácil e segura e deve ser um gesto voluntário, sem qualquer espécie de gratificação a não ser o fato de salvar vidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia e cada unidade de sangue doada pode privilegiar até três pessoas.
A doação ajuda pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 51 kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é importante apresentar um documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, etc), sem o qual não será possível a doação.
Além das visitas programadas da Unidade Móvel do Hemoes, os capixabas podem doar sangue na sede do Hemoes, em Vitória; nos quatro postos de coletas do Estado e também por meio do agendamento de visitas que a Unidade Móvel faz a instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e a outros pontos comerciais.
Baixa no estoque
O Dia Nacional do Doador de Sangue não foi escolhido por acaso - novembro é um mês em que serviços de coleta de todo o País ficam em alerta por causa da aproximação das festas de fim de ano e das férias. É nesse período que, usualmente, diminui o número de doadores e, conseqüentemente, caem os estoques de sangue das unidades de saúde.
No Hemoes, a preocupação com os estoques aumentou. “Precisamos sensibilizar as pessoas para doar sangue, sobretudo neste período quando, de um lado, as doações caem e, de outro, a demanda por sangue aumenta, infelizmente, por causa do aumento do número de acidentes e de outros registros comuns nos meses de dezembro e janeiro”, salientou a coordenadora do serviço de captação de sangue do Hemoes, Sâmia da Penha Sechim.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal, é que os países tenham entre 3% e 5% da sua população doando sangue anualmente para manter os estoques regularizados. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o percentual de doadores voluntários varia entre 1,76% e 1,78% por ano.
Cronograma da Unidade Móvel (8h às 15h):
24/11 – Faesa, no campus I (sangue e medula);
28/11 – Empresa Poltex, na Serra (sangue e medula);
29/11 – Departamento de Estrada de Rodagem do Espírito Santo (sangue);
01/12 – Nova Venécia (sangue);
05/12 – Castelo, no Centro Comunitário, em frente à prefeitura (sangue e medula);
07/12 – Carrefour da Avenida Reta da Penha (sangue);
11/12 - Domingos Martins (sangue e medula);
13/12 – Baixo Guandu, em frente ao hospital Dr. João Santos Neves (sangue);
14/12 – Ministério Público (sangue);
15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula).
Onde doar:
Sede do Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br
Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699
Núcleo de Hemoterapia de Linhares
(27) 3171-4361
Hemocentro Regional de Colatina
(27) 3177-7932
Hemocentro Regional de São Mateus
(27) 3767-4235
Agende a visita da unidade móvel:
No Hemoes, pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Manuella Siqueira
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br