29/05/2009 16h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Cai número de fumantes em Vitória

Neste domingo (31), data em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, o Espírito Santo recebe uma boa notícia. Está diminuindo o número de fumantes na Capital. Em 2007, o percentual de fumantes em Vitória, acima de 18 anos, era de 14,7. Em 2008, o número de fumantes baixou para 13,1% da população nesta faixa etária, o que corresponde a 41.134 pessoas que ainda possuem o vício do cigarro.

Esses dados foram registrados por pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônica (Vigitel), implantada pelo Ministério da Saúde (MS), em 2006, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre abril e dezembro do último ano por telefone.

De todas as capitais da Região Sudeste, Vitória é a que possui o menor número de fumantes proporcional ao número de habitantes. Em segundo lugar vem Rio de Janeiro (16,6%), seguido de Belo Horizonte (19,3%) e São Paulo (21%). Esta última possui o maior percentual nacional

A pesquisa também apontou que o número de fumantes do sexo masculino com mais de 18 anos é maior do que o número de mulheres que fumam. São 12,3% de fumantes entre as mulheres e 14% entre os homens. Dos entrevistados, 19,4% revelaram ser ex-fumantes.

Dia Mundial sem Tabaco

Para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, a Sesa, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, estimula a realização de campanhas de conscientização em todos os municípios do Estado - a ser executada pelas secretarias municipais de Saúde e Educação.

Nesta sexta-feira (29) O Programa Estadual se reuniu com os coordenadores dos programas municipais no auditório do Hospital da Polícia Militar. Durante o encontro, que reuniu cerca de 40 pessoas, foi feita uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Estado - ações e campanhas -, os malefícios do cigarro e tratamento dos fumantes.

Programa Estadual

O Programa Estadual de Controle de Tabagismo desenvolve ações em duas frentes: educativa e legislativa. As educativas envolvem ações pontuais e contínuas. As ações pontuais são feitas em três datas - Dia Mundial sem Tabaco, Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Nacional de Combate ao Câncer. O objetivo dessas campanhas é sensibilizar e informar a comunidade e as lideranças em geral sobre o assunto.

As ações contínuas objetivam manter um fluxo contínuo de informações sobre prevenção do câncer, tanto em relação ao tabagismo como aos demais fatores de risco de câncer. Isso é feito através da realização de atividades sistematizadas em subprogramas dirigidos aos ambientes de trabalho, escolas e às unidades de saúde.
As Ações Legislativas procuram incentivar e dar suporte aos legisladores locais para elaboração de leis referentes ao controle do tabagismo e faz-se a divulgação das mesmas.

Tabagismo no Brasil

O tabagismo é um dos fatores de risco mais importantes entre as causas de doenças e agravos não-transmissíveis – dentre elas câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração (como infarto) e acidentes vasculares cerebrais. É a principal causa de óbitos e enfermidades no País, sendo responsável por aproximadamente 60% da mortalidade devida a causas conhecidas nas últimas décadas

Por dia, sete brasileiros morrem em decorrência de doenças causadas pela exposição à fumaça do cigarro. Aproximadamente 60% das mortes ocorrem entre mulheres e a faixa etária que registra maior incidência é de 65 anos ou mais. No Brasil, estima-se que o tabaco faça parte da vida de 32% da população.

O tabagismo está relacionado a 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% dos óbitos em decorrência por doença coronariana; 85% das mortes pro doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema) e 25% das mortes por derrame.

Tabagismo no mundo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a marca de 4,9 milhões por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro