29/11/2004 14h16 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Caminhada contra Aids atrai participantes de todas as idades

A 2ª Caminhada de Luta Contra a Aids, realizada na manhã deste domingo (28), contou com o apoio de participantes de todas as faixas etárias. Crianças, jovens e idosos percorreram, animados, todo o trajeto.

Acompanhados por um trio elétrico, os voluntários partiram da Praça do Supermercado Epa, em Jardim da Penha, e seguiram até a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, segurando faixas e balões vermelhos, cor oficial da luta contra a aids.

Durante todo o trajeto foram distribuídos folhetos sobre a doença e camisinhas aos moradores e freqüentadores das ruas por onde passavam os participantes da caminhada.

O secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua, esteve presente durante todo o percurso e falou sobre a importância da ação. “Temos que nos preocupar com essa doença que é tão perigosa, mas que, ao mesmo tempo, é totalmente evitável. A população tem que estar mais atenta quanto a isso” alertou o secretário.

Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Saúde da Grande Vitória, das igrejas Batista e Católica, das Organizações Não Governamentais (ONG’s), demais parceiros da causa e sociedade civil organizada.

Comemoração

A caminhada deu abertura à semana, organizada pela Coordenação Estadual de DST e Aids da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece na quarta-feira (1º).

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial da Solidariedade e do Respeito com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. Neste ano, o foco central da mobilização está no sexo feminino, com o tema “Mulher: sua história é você quem faz”.

Quase metade das pessoas que vivem com HIV no mundo são mulheres. No Brasil, o número de casos de Aids entre os homens ainda é maior, mas, nos últimos anos, a epidemia vem crescendo entre as mulheres.

No Espírito Santo, nos últimos dois anos, verificou-se um número maior de novos casos entre as mulheres, do que entre os homens. De acordo com Sandra “na faixa etária de 15 a 25 as mulheres representam o dobro de infectados”, disse.

A programação segue com atividades até domingo (5), numa parceria entre a Coordenação Estadual de DST e Aids da Sesa e as secretarias municipais de Saúde.

29/11 – Segunda-feira

9 horas – Ação Solidária, na praça de Campo Grande, Cariacica
10 horas – Stand do Programa Municipal do DST/Aids de Linhares e ONG Projeto de Vida, em frente ao NAPS, Linhares
13 horas – I Encontro para Fortalecimento e Controle Social, na Ufes, Vitória