09/04/2007 11h53 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 23

Com o slogan “Fique ativo. Vacine-se contra a gripe”, começa no próximo dia 23 de abril e vai até o dia 04 de maio, em todo o território nacional, a 9ª campanha de vacinação contra a gripe para a população a partir de 60 anos. Já no dia 28 de abril será o Dia Nacional de Vacinação do Idoso 2007, o “Dia D”.

A meta da campanha é prevenir a mortalidade e suas complicações, além de melhorar as condições de saúde da população, diminuindo o número de consultas médicas e do uso de medicamentos e de hospitalizações.

Durante a campanha, os idosos receberão, além da vacina contra a gripe, vacina contra tétano e difteria –para idosos que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia - e a pneumococos – para idosos portadores de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e renais. Embora o ideal seja a vacinação de todos os idosos do Espírito Santo, ou seja, 281.689 pessoas, a meta é vacinar no mínimo 70% desta população, o que corresponde a 197.182 idosos.

A gripe é uma doença provocada pelos vírus influenza, que incide com maior freqüência na população de maior idade, levando quase sempre a sérias complicações, principalmente pneumonias, o que resulta em um grande número de internações e óbitos nesta faixa etária.

As campanhas contra a gripe são realizadas desde 1999 e o Estado superou as metas do ministério em todos os anos. Em 2006, a população de idosos era de 277.548 pessoas e foram vacinados 248.603, alcançando 89,57% do total de idosos.

Vacinação

Já foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) praticamente todas as vacinas e seringas para os 2.420 pontos de vacinação. Para o “Dia D”, cerca de 4,4 mil pessoas estarão envolvidas, incluindo voluntários e técnicos das secretarias municipais de saúde.

Serão distribuídas neste ano 340 mil doses de vacinas contra a influenza para todos os municípios do Espírito Santo. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, as doses serão destinadas também para a vacinação de toda a população indígena a partir de seis meses de idade.

No Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, situado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória, também pode ser encontrada a vacina contra a gripe, que é disponibilizada para pessoas com condições especiais de saúde que se enquadram no protocolo de indicações do Ministério da Saúde e mediante solicitação e laudo médico.

Nesse protocolo se incluem adultos e crianças com seis meses de idade ou mais que apresentem doença pulmonar ou cardiovascular crônicas graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino – dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias; adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV positivos; pacientes submetidos a transplantes, além de profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes.

Devido às características de mutação genética do vírus influenza, a cada ano, a formulação da vacina necessita ser atualizada e as pessoas devem ser vacinadas novamente, mesmo que tenham participado das campanhas anteriores.

A formulação da vacina que será utilizada em 2007, produzida pelo Instituto Butantan, atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS – para ser utilizada no Hemisfério Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga - lorenacosta@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard