31/07/2007 07h47 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Campanha estimula amamentação na primeira hora de vida

Será lançada em todo País, nesta quarta-feira (1º), a Semana Mundial da Amamentação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A campanha tem como slogan "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora" e visa estimular o aleitamento materno logo após o parto.

Para abrir a semana, no Espírito Santo, será realizada no auditório da Rede Gazeta, às 9h30, palestra com a professora Ivis Emília de Oliveira Souza (UFRJ), uma das autoras do Projeto Iniciativa Unidade Básica da Amamentação. O projeto tem o objetivo de capacitar os profissionais da rede básica para o incentivo e promoção do aleitamento materno.

Participarão do evento secretários municipais, ONGs e profissionais da saúde que trabalham em prol da criança e da mãe.

Campanha

A proposta da campanha é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças, infecções e alergias; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, e do sangramento pós-parto.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

É fundamental que se garanta o aleitamento exclusivo, sem água, chá ou suco, nos seis primeiros meses de vida do bebê, e complementado gradualmente com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

No Espírito Santo a média de aleitamento exclusivo é cerca de 27 dias e o aleitamento misto ou não exclusivo é, em média, de 327 dias, ou seja, 11 meses. “Apesar de o Espírito Santo está acima da média nacional de aleitamento exclusivo, que é de 23 dias, é muito importante que as mulheres amamentem seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida”, diz Ana Maria de Souza, técnica do Programa Estadual Materno Infantil/Referência em Aleitamento Materno.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br