24/04/2015 06h27 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Capacitação busca atualizar profissionais de enfermagem no Hospital Estadual de Atenção Clínica

A atualização profissional e o entrosamento entre equipes são peças fundamentais para um atendimento de qualidade. Pensando nisso que os enfermeiros do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) desenvolvem o Programa de Atualização da Enfermagem (PAE). Neste ano, a capacitação dá início às atividades nesta segunda-feira (27), com uma aula temática sobre sinais de sepse (identificação de infecção hospitalar). O evento acontece às 14h, no auditório do hospital.

O Programa, que começou no ano passado, já alcançou 80% do efetivo da enfermagem do hospital com objetivo de atualizar e reciclar os profissionais. “É através da motivação e da capacitação que o servidor adquire características de pró-atividade e conhecimento sobre as necessidades específicas da instituição. Com isso, percebemos o ambiente de trabalho agradável, os funcionários entrosados, elevação da produtividade e desempenho profissional”, afirma o gerente de enfermagem do hospital Cleber Correia Rossi e um dos idealizadores do projeto. Junto a ele, também participa da idealização o enfermeiro Florêncio Augusto Filho.

A capacitação é ministrada pela própria equipe de enfermagem e é feita em forma de aulas e visitas aos ambientes de trabalho, realizando um treinamento com os servidores para identificar qualidades e melhorias necessárias em cada setor.

Para o diretor-geral do Hospital Estadual de Atenção Clínica, Renato Vieira, a capacitação traz resultados positivos para a instituição, pois gera qualificação na assistência dada aos pacientes. “Com uma equipe bem preparada, que está preocupada com a reciclagem do conhecimento, teremos uma melhor disposição em atuar e o beneficiado é o paciente que recebe a assistência. Essa integração entre a prática e o conhecimento proporciona a qualidade na prestação do serviço”, disse Vieira.

As aulas e visitas são realizadas quatro vezes ao mês e tem duração de quatro horas. Neste ano, a capacitação tem início neste mês de abril e segue até outubro. De acordo com Cleber, para os próximos anos a proposta é que o projeto abranja outras especialidades no hospital para haver maior integração entre as equipes multidisciplinares.

“Queremos integrar os profissionais de fisioterapia, assistência social, fonoaudiólogo, terapia ocupacional a essa capacitação. Isso é importante porque a enfermagem trabalha junto a essas áreas no atendimento ao pacientes, e vice-versa”, afirma Rossi.

Ao final da capacitação, todos os profissionais participantes receberão um certificado de conclusão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard