05/07/2013 07h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Capacitação de médicos em urgência e emergência tem início nesta sexta (05)

A capacitação de 480 médicos para atuar na Rede de Urgência e Emergência no Espírito Santo teve início na manhã desta sexta-feira (05). O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, esteve presente à aula inaugural no auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, e debateu com os participantes a importância da iniciativa.

Marino lembrou que o Governo vem concentrando esforços em diversos níveis de atenção. “Investimos muito no atendimento básico, desde o financiamento de Unidades Saúde da Família até a qualificação de profissionais que lá atuam. Agora vamos também ampliar essa capacitação de médicos na lógica da Rede de Urgência e Emergência”, destacou.

Segundo o secretário, além de investimento na ambiência - ele citou a entrega do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves - há uma preocupação em aprimorar o conhecimento e habilidade dos médicos. “No caso da urgência e emergência, temos que ressaltar que quanto mais rápido o diagnóstico, maior a probabilidade de sucesso na recuperação do paciente”, disse.

O curso

Ampliar a qualificação profissional é um dos projetos prioritários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que está viabilizando essa capacitação para pediatras, socorristas e intensivistas de hospitais estaduais, filantrópicos e prontos-atendimentos municipais da rede pública de urgência e emergência no Espírito Santo.

Desde 2011, o Governo elencou como prioridade qualificar médicos da rede de urgência e emergência do Espírito Santo, melhorando o manejo clínico nos prontos-atendimentos e prontos-socorros que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento em Recursos Humanos da Sesa, Luiz Cláudio de Oliveira, a importância desse investimento é que possibilita agilidade na definição do diagnóstico e dos encaminhamentos necessários para salvar vidas e deixa o usuário mais satisfeito com os serviços de saúde.

Dados da Sesa apontam que o infarto agudo do miocárdio foi responsável por 85% das mortes por doença isquêmica do coração em 2010, seguido pelas doenças isquêmicas crônicas, com 12%. Dentre os óbitos por doença cerebrovasculares, o acidente vascular cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – acometeu 86%.

Os temas elencados para os cursos levaram em consideração esses números. Para Luiz Cláudio, a melhoria contínua dos serviços de saúde por meio de capacitações pode modificar esse cenário, porque a equipe qualificada é mais eficiente e pode atuar diretamente na prevenção do agravo logo nas primeiras horas evitando a mortalidade.

Investimento

O Governo do Espírito Santo tem priorizado essa estratégia e já investiu, nos últimos três anos, R$ 14 milhões em capacitações. Os três novos cursos ofertados são fruto de uma parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e também serão custeados com recursos próprios da ordem de R$ 868 mil.

O investimento vai atingir profissionais de 33 instituições de saúde da Grande Vitória e interior que são porta de entrada para pacientes da urgência e emergência. Os módulos foram divididos em 22 turmas com cerca de 40 alunos e serão ministrados ao longo deste ano com previsão de término em março de 2014.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard