17/05/2011 13h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Caps Cachoeiro organiza ato público para lembrar Luta Antimanicomial

O Caps Cachoeiro, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza, na manhã desta quarta-feira (18), na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, um ato público para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em que serão apresentados trabalhos feitos por usuários da instituição.

Pinturas em tecido, desenho livre, crochê, porta-retrato, caixinhas de madeira, bijuteria são produtos desenvolvidos em cursos e oficinas do Caps que serão mostrados ao público. Um coral formado por pessoas que frequentam a Unidade também deve fazer uma apresentação.

“A gente não quer deixar esta data passar em branco”, diz a psicóloga da Instituição, Benilda Scaramussa. Os organizadores do evento também aproveitarão a oportunidade para distribuir folhetos informativos que explicam mais sobre o papel dos Centros de Atenção Psicossoial (Caps).

“A proposta dos Caps é que o paciente possa ter atendimento sem necessidade de internação, feita só em casos extremos. É importante que os usuários que têm transtorno mental possam ser atendidos e tratados sem a necessidade de se afastar da família e comunidade”, resume a psicóloga.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado em 18 de maio. De acordo com Zenilda Scaramussa, todos os usuários do Caps Cachoeiro foram convidados para participar o ato público.

O Caps Cachoeiro é um dos três administrados pela Sesa (assim como os Caps Moxuara e Cidade), funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17, e conta com atendimento multidisciplinar: médico psiquiatra, psicóloga, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, assistente social e de serviços gerais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard