14/08/2009 15h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Caso em investigação de micobactéria é confirmado pela Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta semana, o caso de micobactéria que já estava em investigação pelo Laboratório Central (Lacen) desde o último dia 04. A paciente passou por um procedimento de implante mamário e abdominoplastia no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha. Com isso, são cinco pessoas contaminadas pela doença no Espírito Santo em 2009.

O material analisado pelo Lacen foi encaminhado ao Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (NDI/Ufes), que fará a classificação da espécie do microorganismo.

Entretanto, a Vigilância Sanitária do Estado já havia suspendido, preventivamente, as cirurgias de lipoaspiração e lipoenxertia no Hospital Santa Mônica antes mesmo da confirmação deste caso, porque o estabelecimento não teve os protocolos de limpeza e esterilização aprovados.

A suspensão das cirurgias é a segunda maior gradação de punição que a Vigilância Sanitária pode adotar, atrás apenas da interdição total. Os outros serviços oferecidos pela unidade continuam funcionando.

Inspeção



Desde a notificação do primeiro caso deste ano, a Vigilância Sanitária realiza fiscalização em hospitais e clínicas em todo o Espírito Santo. Fora o Hospital São Francisco, Clínica Aleixo e Santa Mônica, outras 21 unidades foram verificadas e, no momento da inspeção, não foram observadas irregularidades.

A fiscalização verifica especificamente os protocolos que formalizam os processos de trabalho relacionados à esterilização de materiais, à organização do controle de infecção hospitalar em relação à busca de casos, e à regularidade do controle da entrada, da armazenagem e distribuição de insumos usados em cirurgias plásticas.

Em 2009, as notificações por micobactéria no Estado são as seguintes: dois confirmados e um suspeito na Clínica Küster, em Vila Velha; dois confirmados na Clínica Aleixo, em Vitória e um confirmado no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha.

Micobactéria no Estado:

Os casos:

2007
- 195 confirmados
- 194 com alta do medicamento, mas com monitoramento médico

2008
- 16 confirmados
- 10 com alta do medicamento, mas com monitoramento médico

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn e Fernanda Porcaro
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard