22/02/2005 07h03 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Casos de dengue caem quase pela metade no Estado

Entre 1º de janeiro e 11 de fevereiro deste ano – sexta semana epidemiológica - o número de casos de dengue no Espírito Santo aponta para uma queda de praticamente 50%, se comparado com o mesmo período de 2004.

Segundo a Coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), este ano foram notificados 371 casos da doença, contra 719 do ano anterior. Os registros são apenas de dengue clássica e não há óbitos por dengue hemorrágica.

Do total de casos, a Região Metropolitana da Grande Vitória registrou, até a sexta semana epidemiológica deste ano, 242 casos, contra 409 notificações relativas ao mesmo período de 2004. Serra é o município com maior número de registros: 87, seguida por Cariacica, com 67, e Vitória, com 41. Já no interior do Estado, Nova Venécia lidera com 187 notificações.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, “esta redução só foi possível com uma efetiva parceria e participação entre Estado e Município”. Entretanto ele faz um alerta: “a mobilização social contra a dengue tem que ser contínua, permanente e persistente para que não tenhamos uma epidemia em grandes proporções como nos anos anteriores”.

Doença

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, que se prolifera em água parada e limpa.

A população pode ajudar no controle, seguindo regras básicas como:
retirar a água dos pratos de vasos de plantas ou de xaxins; retirar a água acumulada das bromélias ou plantas que acumulem líquido; fechar bem os sacos de lixo e deixar sempre fechados os ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha.

Além disso, também é preciso retirar, periodicamente, a água das bandejas externas das geladeiras; tratar a água das piscinas com cloro, limpando o local pelo menos uma vez por semana; guardar garrafas PET ou de vidro e baldes com a boca para baixo e vazios e entregar pneus velhos para o serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, armazenar em local aberto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard