30/03/2011 14h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Central de Captação de Órgãos do Estado participa de workshop

O bom desempenho na área de doação de órgãos no Espírito Santo em 2010 e o aumento de 35% nos transplantes de córneas neste ano serão os temas abordados pela coordenadora da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosemery Erlacher, nesta quinta-feira (31), a partir das 09 horas, em evento específico sobre o assunto.

Rosemery Erlacher foi convidada a participar do workshop sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, no auditório do Vitória Apart Hospital. Ela passará um pouco de sua experiência à frente da Central de Captação que, no ano passado (veja quadro abaixo), registrou o melhor desempenho desde sua criação, em 1998.

“Vou falar das estatísticas de 2010, quando o desempenho foi considerável. Neste ano estamos trabalhando na reestruturação das comissões intra-hospitalares responsáveis pela doação e transplantes, focando principalmente na abordagem e na atenção à entrevista familiar. A negativa familiar é o maior empecilho para as doações”, conta.

Córneas

A coordenadora também destacará o crescimento nos transplantes de córnea nos dois primeiros meses de 2011, quando foram registrados 33 procedimentos, contra 20 no igual período do ano passado, aumento de 35%.

“O aumento nos transplantes de córnea pode ser atribuído à inauguração de mais um Banco de Olhos do Hospital Evangélico de Vila Velha em dezembro passado, e também à melhora na estruturação de recursos humanos do Banco de Olhos do Hospital das Clínicas. Acho que este ano os transplantes de córnea serão destaque”, ressalta.

Como funciona

O banco de olhos recebe a notificação dos hospitais e da Central de Captação sobre possíveis doadores e a equipe define se há ou não condições de fazer a retirada do tecido.

Se for o caso, o banco capta as córneas, as preserva, e notifica a Central, que faz o cadastro no Sistema Nacional de Transplantes e a busca dos pacientes de acordo com a lista de espera.

Atualmente, os transplantes deste tecido são realizados no Hospital Evangélico de Vila Velha, no Hospital das Clínicas, no Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo, no Instituto Oftalmológico Santa Luzia e no Hospital Mata da Praia.

Dados de 2010



Atualmente, aproximadamente 1.100 pessoas aguardam por órgãos no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard